Principais artistas do Cubismo

Principais artistas do Cubismo

O Cubismo é um dos movimentos artísticos mais conhecidos e influentes no cenário tanto brasileiro quando estrangeiro, que surgiu no século XX com origem nas artes plásticas, mas se expandiu até a literatura e a poesia.

Fundadores do Cubismo

Principais artistas do Cubismo Artistas do Cubismo

Seus fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque, sendo que o quadro que marca o início do cubismo, datado de 1907, é do artista espanhol Picasso, com o nome “Les demoiselles d’Avignon”.

O Cubismo é um movimento na qual os seus artistas buscavam tratar as formas da natureza em suas pinturas como figuras geométricas, com a intenção de representar, no mesmo plano, partes de objetos. Sendo assim, pela primeira vez as pinturas não tinham a necessidade de retratarem uma representação completamente real do mundo, não tendo a obrigação da aparência real.

Portanto, o Cubismo sempre representou as formas da natureza por meio de formas geométricas, como cilindros e/ou esferas. Além disso, o pintor cubista tentava representar esses objetos em três dimensões, sendo sob as formas já citadas anteriormente, porém, com a predominância de linhas retas.

Cubismo

Principais artistas do Cubismo brasileiros

Entre os principais artistas do Cubismo, além de Picasso e Braque, podemos destacar outros pintores, escultores e desenhistas que dedicaram suas obras para o movimento Cubista, se tornando assim alguns dos principais artistas do Cubismo.

Primeiramente, vale-se relembrar que o Cubismo no Brasil só foi realmente aceito após a Semana de Arte Moderna de 1922, que foi quando o movimento finalmente ganha aceitação e terreno no território brasileiro.

Entre os principais artistas do Cubismo brasileiros podemos destacar em primeiro plano alguns dos artistas que realizaram obras cubistas nessa semana. Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Rego Monteiro e Tarsila do Amaral com certeza se destacam, desde a época, quando considerados os principais artistas do Cubismo brasileiros, afinal, suas obras são vistas e revistas até atualmente nas diversas exposições de arte cubistas que rodam o mundo.

Confira os Principais artistas do Cubismo

Principais artistas do Cubismo estrangeiros

Também não devemos nos esquecer da influência que os principais artistas do Cubismo estrangeiros trouxeram para o nosso país em contribuição a todo o mundo.

Um dos principais artistas do Cubismo estrangeiro é o pintor mexicano Diego Riveira, que sempre gostou de fazer grandes obras modernas, realizadas em grandes murais. Este foi um dos principais artistas do Cubismo estrangeiro afinal foi um dos propagadores do movimento no México.

Também não podemos nos esquecer do holandês Piet Mondrian como um dos principais artistas do Cubismo, afinal, inspirado por Van Gogh, logo notou as grandes obras que poderia realizar graças ao movimento cubista e seguiu para obras e pinturas com grande influência da abstração geométrica.

Quando considerados os principais artistas do Cubismo no exterior é difícil fazer uma lista com todos, afinal, eles são em muitos. Mas, mais um dos principais artistas do Cubismo é o francês Duchamp-Villon, que, ajudou a propagar o movimento Cubista em esculturas, afinal, ele foi pioneiro na implantação da escultura cubista, que era muito relacionada também com a arquitetura.

Conheça os Principais artistas do Cubismo

Curiosidades

Assim como na pintura Cubista, outra área que ganhou grande destaque foi às esculturas cubistas, que também eram pensadas sob as formas geométricas. Depois de algum tempo, as esculturas se destacaram sob todas as outras fases do cubismo, afinal, esta englobava a construção com o uso de diversos tipos diferenciados de materiais, como por exemplo, o papelão, a madeira, o metal e etc.

GD Star Rating
loading...
Principais artistas do Cubismo, Nota: 3.8 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados