Principais artistas do Barroco

links patrocinados

Principais artistas do Barroco

Barroco é o nome utilizado para designar o estilo artístico que predominou entre o fim do século XVI e a metade do século XVIII. Suas origens estão na arte italiana, com posterior difusão para países católicos europeus. O Barroco também teve muita influência em alguns pontos da América.

Características do Barroco

Principais artistas do Barroco Confira os Principais artistas do Barroco

Barroco foi, de certa maneira, uma continuação do Renascimento, compartilhando várias de suas características. A mais marcante delas é a busca de referências na Antiguidade Clássica, embora com algumas interpretações distintas. Enquanto o Renascimento prezava por elementos como economia formal, moderação e equilíbrio, o Barroco apostou na opulência e dramaticidade. Contudo, assim como em muitos outros gêneros, as obras que recebem o “selo” de barrocas nem sempre estão tão próximas esteticamente. Por isso, até os dias atuais, há alguma polêmica em torno da definição do que é ou não barroco.

O estilo barroco esteve presente nas mais diversas manifestações artísticas, como música, teatro, literatura, escultura, pintura e muito mais.

Conheça os Principais artistas do Barroco

O Barroco no Brasil

O Barroco brasileiro, em seu início, teve uma forte influência portuguesa. Contudo, com o passar dos anos, o estilo foi desenvolvendo suas próprias características. O auge do barroco no país aconteceu nas cidades do Ciclo do Ouro, principalmente em Minas Gerais. A riqueza destes locais levava a uma vida cultural intensa e pulsante, o que favoreceu o terreno para o desenvolvimento do estilo. Assim como na Europa, o Brasil teve grandes artistas do Barroco em diversos gêneros artísticos, com destaque para a escultura e a literatura.

Barroco

Grandes artistas do Barroco brasileiro

O grande nome do Barroco no Brasil foi Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho. Suas esculturas eram feitas com materiais como pedra-sabão e madeira e tinham uma relação direta com a religiosidade. Dentre suas obras que mais se destacaram estão Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas. Suas obras podem ser vistas até hoje em cidades mineiras, principalmente na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, localizada na cidade de Congonhas do campo, em Minas Gerais.

Outro escultor de muito destaque no Barroco brasileiro foi Mestre Valentim, do Rio de Janeiro, além do pintor Manuel da Costa Ataíde, também de Minas Gerais. Na Bahia, o estilo barroco foi muito utilizado para decorar igrejas da capital, como a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e a de São Francisco de Assis.

Principais artistas do Barroco - saiba mais

Outros artistas do Barroco

Além dos artistas acima mencionados, o Brasil também teve outros grandes nomes, como Gregório de Mattos, considerado o maior poeta do Barroco do Brasil. A literatura também se destacou com os sermões do padre Antônio Vieira. Para fins de estudo, considera-se que o Barroco no Brasil teve início no ano de 1601, quando Bento Teixeira publicou seu poema Prosopopeia. O poema conta a história da fundação do estado de Pernambuco, tendo um importante valor como documento histórico, embora seu valor literário seja considerado de menor relevância.

Na Europa, outros nomes muito conhecidos do Barroco são os do espanhol Diego Velásquez, o músico italiano Vivaldi, o pintor Caravaggio e muitos outros.

Pesquisar
Artigos Relacionados