Primeiro emprego

links patrocinados

Primeiro emprego

Primeiro Emprego

O mercado de trabalho possui hoje uma gama de profissões e vagas diferenciadas. É difícil para jovem ter uma meta profissional clara enquanto o mercado o cobra isso. As escolhas profissionais começam a ser traçadas quando o jovem escolhe a curso universitário que irá cursar, com cerca de 18 ano apenas.

Muitos mudam de cursos uma ou mais vezes, até conseguir algo que realmente o atraia. A visão romântica que a maioria tem da profissão escolhida causa decepção e atrapalha o posicionamento do recém-formado ao procurar o primeiro emprego.

A busca por salários altos, cargos de prestígio e segurança profissional são outros quesitos que fazem com que o jovem muitas vezes recuse vagas mais simples. O mercado de trabalho para quem não possui experiência também é complicado, já que quase todas as vagas têm por pré-requisito experiência na área.

Teste Vocacional

Primeiro Emprego

Os testes vocacionais são uma boa saída para aquele que ainda tem muita dúvida de qual profissão seguir. São testes que fazem um levantamento dos interesses da pessoa e convergem estes interesses para a aplicação de uma profissão específica. Muitos dos testes disponíveis dão grupos de carreiras como resultados e, algumas vezes, estes grupos são distintos.

Caso a pessoa não consiga resultado claro no texto é aconselhável que ele procure uma orientação mais direcionada. Especialistas da psicologia aplicam estas provas e colaboram para que os resultados sejam mais específicos, com conversar mais aprofundadas e analises realizadas com uma gama maior de informações. Seja como for, a ajuda oferecida por estes testes são para que o jovem consiga ter mais clareza em qual profissão escolher e perca menos tempo saindo de cursos até encontrar o ideal.

Programa Nacional de Estimulo ao Primeiro Emprego

O PNPE – Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego – é uma proposta que visa qualificar profissionais e inseri-los no mercado de trabalho. Jovens com no mínimo 16 anos e no máximo 24 anos podem participar do programa, sendo estudantes do ensino fundamental ou médio ou concluinte do ensino médio.

Procurando emprego

O PNPE age nas seguintes vertentes: procura vagas de emprego para o jovem, trabalha no desenvolvimento do cidadão, ajuda o empreendedor jovem e na educação dos que participam do projeto. Para participar o jovem deve se cadastrar no DRT levando o nome do representante legal, CPF, CNPJ, dados bancários e uma conta que comprove a residência do participante.

Agências do trabalho

A Agência do Trabalho é uma unidade da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e oferece serviços para aqueles que buscam emprego, ajudando no ingresso destas pessoas no mercado de trabalho. A agência possui um banco de dados atualizado com milhões de currículos disponíveis para empregadores e empresas.

Falta de empregos

Além disso, encaminha profissionais para empresas que possuam perfil adequado. São 3 serviços específicos. O Banco de Currículos, a Sala do Empresário (local onde as empresas podem fazer a seleção de currículos) e Equipe de Psicólogos (com aplicação de testes, dinâmicas de grupos e entrevistas).

A Agência atua de forma a intermediar empregos, realizar atendimento ao Seguro Desemprego (oferecendo vagas para pessoas desempregadas), emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emissão de Carteira de Identidade (RG) e orientação profissional.

Empregos em 2013 Emprego vagas abertas

Pesquisar
Artigos Relacionados