Previdência Social NIT

links patrocinados

Previdência Social NIT

Você já deve ter ouvido falar em Previdência Social NIT. Mas, afinal, o que significa esta sigla e para que ela serve? Aqui vamos te explicar tudo de forma simples e detalhada.

Previdência Social

A Previdência Social é um órgão do Governo Federal, ou seja do Governo do Brasil. É uma espécie de seguro social, que garante os direitos do trabalhador em algumas situações. Todos os trabalhadores pagam a previdência social, com uma parcela de seu salário, muitas vezes sem perceber.

O objetivo principal da Previdência Social é garantir para todos os cidadãos brasileiros e suas famílias, auxílio financeiro quando for preciso. Ou seja, ela vai garantir um pagamento em dinheiro quando o trabalhador estiver incapacitado de trabalhar, seja por doença momentânea, ou por invalidez vitalícia, por desemprego involuntário, ou seja, quando é demitido, na morte, ou quando se alcança uma idade avançada, no caso, na aposentadoria.

O que é NIT ?

NIT é uma sigla utilizada pela Previdência social que significa: Número de Identificação do Trabalhador. Ele é composto por 11 dígitos e é atribuído para todos os trabalhadores que desejem contribuir para receber os benefícios.

Caso o trabalhador comece a trabalhar com carteira assinada em qualquer empresa cadastrada no Brasil, a empresa ou o contratante deverá cadastrar o trabalhador no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Assim, o trabalhador tem garantidas as contribuições para a previdência social, ou seja para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Como fazer o cadastro do NIT

Fazer o cadastro da Previdência Social NIT é bastante fácil. Caso você tenha alguma dúvida a respeito disso, se tem ou não o cadastro do NIT feito, leve seus documentos pessoais nos lugares onde é possível cadastrar o NIT. Os documentos necessários são:

* Número de CPF;
* Carteira de identidade;
* Caso não possua carteira de identidade, pode ser utilizada a certidão de nascimento;
* Certidão de casamento;
* Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Há muitas formas de fazer a inscrição do NIT, os locais onde isso pode ser feito são:

* Em qualquer uma das muitas agências da previdência social espalhadas pelo país;
* Nos quiosques de atendimento ou unidades móveis da previdência social;
* Na internet, através da página oficial da previdência social;
* Por telefone, através do provofone.

Se você for algum segurado especial ou ainda produtor rural, vai precisar apresentar outros documentos para a criação de seu NIT. Alguns não são obrigatórios, apresente aqueles que são referentes à sua realidade. São eles:

* Comprovante do seu cadastro no INCRA;
* Comodato rural, parceria ou contrato de arrendamento;
* Comprovante de pagamento do imposto territorial rural – ITR
* Caderneta de inscrição pessoal visada ou pela Capitania dos Portos ou pela Superintendência do Desenvolvimento da Pesca, bem como Departamento Nacional de Obras contra as Secas;
* Notas fiscais de venda por produtor rural ou bloco de notas rural;
* Certificado do sindicato dos trabalhadores rurais, ou de pescadores;
* Declaração da FUNAI;
* Certificado de cadastro de imóvel rural – CCIR (fornecido pelo INCRA)

Onde encontrar seu número de NIT

Pode ser que você já seja cadastrado na previdência social NIT e nem saiba. O NIT também pode ser o número de inscrição encontrado em outros documentos, como por exemplo:

* INSS;
* PIS – Programa de Integração Social;
* PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público;
* SUS – Sistema Único de Saúde;

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Previdência Social por telefone ou pessoalmente. Você também pode verificar se sua dúvida pode ser atendida através do FAQ do site da Previdência Social.

GD Star Rating
loading...
Previdência Social NIT, Nota: 4.1 de 5 com 23 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados