Previdência Social NIT

links patrocinados

Previdência Social NIT

Você já deve ter ouvido falar em Previdência Social NIT. Mas, afinal, o que significa esta sigla e para que ela serve? Aqui vamos te explicar tudo de forma simples e detalhada.

Previdência Social

A Previdência Social é um órgão do Governo Federal, ou seja do Governo do Brasil. É uma espécie de seguro social, que garante os direitos do trabalhador em algumas situações. Todos os trabalhadores pagam a previdência social, com uma parcela de seu salário, muitas vezes sem perceber.

O objetivo principal da Previdência Social é garantir para todos os cidadãos brasileiros e suas famílias, auxílio financeiro quando for preciso. Ou seja, ela vai garantir um pagamento em dinheiro quando o trabalhador estiver incapacitado de trabalhar, seja por doença momentânea, ou por invalidez vitalícia, por desemprego involuntário, ou seja, quando é demitido, na morte, ou quando se alcança uma idade avançada, no caso, na aposentadoria.

O que é NIT ?

NIT é uma sigla utilizada pela Previdência social que significa: Número de Identificação do Trabalhador. Ele é composto por 11 dígitos e é atribuído para todos os trabalhadores que desejem contribuir para receber os benefícios.

Caso o trabalhador comece a trabalhar com carteira assinada em qualquer empresa cadastrada no Brasil, a empresa ou o contratante deverá cadastrar o trabalhador no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Assim, o trabalhador tem garantidas as contribuições para a previdência social, ou seja para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Como fazer o cadastro do NIT

Fazer o cadastro da Previdência Social NIT é bastante fácil. Caso você tenha alguma dúvida a respeito disso, se tem ou não o cadastro do NIT feito, leve seus documentos pessoais nos lugares onde é possível cadastrar o NIT. Os documentos necessários são:

* Número de CPF;
* Carteira de identidade;
* Caso não possua carteira de identidade, pode ser utilizada a certidão de nascimento;
* Certidão de casamento;
* Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Há muitas formas de fazer a inscrição do NIT, os locais onde isso pode ser feito são:

* Em qualquer uma das muitas agências da previdência social espalhadas pelo país;
* Nos quiosques de atendimento ou unidades móveis da previdência social;
* Na internet, através da página oficial da previdência social;
* Por telefone, através do provofone.

Se você for algum segurado especial ou ainda produtor rural, vai precisar apresentar outros documentos para a criação de seu NIT. Alguns não são obrigatórios, apresente aqueles que são referentes à sua realidade. São eles:

* Comprovante do seu cadastro no INCRA;
* Comodato rural, parceria ou contrato de arrendamento;
* Comprovante de pagamento do imposto territorial rural – ITR
* Caderneta de inscrição pessoal visada ou pela Capitania dos Portos ou pela Superintendência do Desenvolvimento da Pesca, bem como Departamento Nacional de Obras contra as Secas;
* Notas fiscais de venda por produtor rural ou bloco de notas rural;
* Certificado do sindicato dos trabalhadores rurais, ou de pescadores;
* Declaração da FUNAI;
* Certificado de cadastro de imóvel rural – CCIR (fornecido pelo INCRA)

Onde encontrar seu número de NIT

Pode ser que você já seja cadastrado na previdência social NIT e nem saiba. O NIT também pode ser o número de inscrição encontrado em outros documentos, como por exemplo:

* INSS;
* PIS – Programa de Integração Social;
* PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público;
* SUS – Sistema Único de Saúde;

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Previdência Social por telefone ou pessoalmente. Você também pode verificar se sua dúvida pode ser atendida através do FAQ do site da Previdência Social.

Pesquisar
Artigos Relacionados