Previdência Social NIT

Previdência Social NIT

A previdência social é um dos principais dispositivos existentes no Brasil para distribuição de renda e garantia de direitos dos trabalhadores. Suas políticas são colocadas em prática através do Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido pela sigla INSS.

Todos os trabalhadores que possuem carteira assinada devem contribuir com o INSS mensalmente, de modo a criar um fundo que será utilizado em forma de benefícios, caso o trabalhador necessite de afastamento temporário ou permanente do serviço, ou se aposente.

Cadastro na Previdência Social

Quando uma pessoa consegue seu primeiro emprego formal, o empregador deve preencher o Documento de Cadastramento do Trabalhador, ou DCT, e enviá-lo à Caixa Econômica Federal, órgão responsável pelo Programa de Integração Social, o PIS. Se o trabalhador é autônomo, ele também pode contribuir com a Previdência Social. Para isso, basta realizar o cadastro do NIT, o Número de Identificação do Trabalhador.

O que é o NIT

O NIT é uma espécie de substituto do PIS/PASEP, caso o trabalhador não tenha sido cadastrado neste sistema. Com o NIT, o trabalhador contribui e tem direito aos benefícios da Previdência Social, como salário-família, salário-maternidade e auxílios em caso de doença ou acidente.

Cadastre seu NIT

Em caso de trabalho formal, onde o empregado já possui carteira de trabalho assinada, é muito provável que o NIT já exista e esteja regularizado. Isso porque o número é criado juntamente com o PIS/PASEP. Na maioria das vezes, quem possui o PIS/PASEP não precisará do NIT.

Mas, se o trabalhador ainda não tem seu número de identificação, basta dirigir-se a um ponto de atendimento da Previdência Social portando carteira de identidade, CPF e um comprovante recente de residência – de, no máximo, três meses atrás. Após se cadastrar, você pode conferir pela Internet a situação do cadastro e a disponibilidade de benefícios.

Consulte o NIT

A consulta do NIT é realizada através do site do Dataprev, órgão vinculado à Previdência Social. Para saber se o seu NIT está regularizado, ou se você possui algum benefício pendente, basta acessar a página do Dataprev e informar o número. Se você precisa apenas descobrir qual é o seu NIT, basta fornecer dados como CPF, número da carteira de trabalho, nome completo e data de nascimento. A consulta do NIT pode também ser realizada em qualquer ponto de atendimento da Previdência Social.

GD Star Rating
loading...
Previdência Social NIT, Nota: 4.1 de 5 com 23 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados