Previdência Social Extrato de Pagamentos

Previdência Social Extrato de Pagamentos

Previdência Social Extrato de Pagamentos

Sobre o Extrato de Pagamentos

A previdência social é um seguro social, onde as pessoas que estão dentro do regime contribuem com a finalidade de se aposentarem, ou ainda em caso de perda da capacidade laborativa do sujeito, esse recebe um valor para prover sua subsistência e/ou de sua família.

A Previdência Social é administrada pelo Ministério da Previdência Social. Quem é responsável pela execução das políticas é a autarquia federal chamada de INSS, Instituo Nacional do Seguro Social. Autarquia provém do grego onde significa comandar a si mesmo ou comandar-se.

Instituto Nacional do Seguro Social

O Instituto Nacional do Seguro Nacional, como afirmado anterior, é uma autarquia federal do Governo Federal do Brasil. Ele é o responsável pelo recolhimento das contribuições dos trabalhadores, assim como a administração para o bom funcionamento do Regime Geral da Previdência Social.

Com sede em Brasília, é através do INSS que o contribuinte, quando necessário, recebe o benefício. Entre os benefícios estão o auxílio-acidente, auxílio-doença, pensão por morte, aposentadoria, entre outros. Inicialmente esta competência de organizar uma previdência com a finalidade de melhor guardar as pessoas é do poder público. Entretanto, também é oferecida por iniciativas de organizações não-governamentais ou religiosas. (Conheça mais sobre o extrato INSS)

Ainda podemos encontrar inúmeras previdências privadas, geralmente oferecida por instituições financeiras. Também além do regime geral organizado pela União, também podemos encontrar regimes próprios nos estados e municípios, articulados e financiados por contribuições próprias.

Dataprev

Quem é o responsável pelo processamento de dados da Previdência é uma empresa chamada de Dataprev. Assim como o INSS, essa empresa também está vinculada ao Ministério da Previdência Social. A administração do Dataprev fica situada no Distrito Federal, e possui unidades regionais em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Ainda possui cinco unidades de desenvolvimento, entre nos
Estados do Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Extrato de pagamentos da Previdência Social

Para a pessoa interessada que requerer um extrato de pagamento da Previdência Social, basta acessar o site da mesma e procurar o link extrato de pagamento. A pessoa terá que ter em mãos o número do benefício, data de nascimento, número do CPF e o nome do beneficiário para fazer a consulta.

GD Star Rating
loading...
Previdência Social Extrato de Pagamentos, Nota: 3.9 de 5 com 10 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados