Previdência Social Extrato de Pagamentos

links patrocinados

Previdência Social Extrato de Pagamentos

Previdência Social Extrato de Pagamentos

A Previdência Social é o seguro público que garante uma renda mensal a um trabalhador e sua família quando ele não puder mais trabalhar, seja por algum tempo (devido a acidentes, doenças ou por conta da maternidade) ou permanentemente (por conta da velhice, morte ou invalidez). Para ter o direito de exigir o auxílio e pagamentos de diversos benefícios, como a aposentadoria, salário-família, pensão por morte entre outros, é necessário que o trabalhador contribua regularmente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como funciona a Previdência Social

Para que o trabalhador possa garantir e ter o direito de exigir o seguro público por uma casualidade ou por algo permanente, é necessário que ele contribua regularmente com o Instituto Nacional do Seguro Social que, no caso, é o responsável por receber as contribuições dos trabalhadores e que irá garantir o pagamentos dos benefícios quando solicitado pela pessoa.

Essa contribuição acontece mensalmente com os trabalhadores que possuem registro na carteira e também com trabalhadores autônomos, empresário e contribuintes facultativos (estudantes, donas de casa e assim em diante) que passaram a contribuir de forma espontaneamente ao se filiar com a Previdência Social.

A contribuição, no caso, é uma parcela descontada do salário do trabalhador, seja ele empregado com carteira assinada ou trabalhadores avulsos e contribuintes individuais. Para os trabalhadores com carteira assinada a contribuição acontece automaticamente, sendo que o valor requerido é descontado do salário, enquanto, para os outros contribuintes, como empresários ou os que contribuem facultativamente, o recolhimento da parcela é feita por conta própria.

Como que funciona o pagamento?

Para solicitar o pagamento ou no caso os benefícios da Previdência Social é necessário ir até uma agência da Previdência e levar documentos como a identificação do segurado (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade ou outro documento oficial), a Carteira de Trabalho ou outro documento que sirva como comprovante do exercício da atividade, Título do Eleitor, Certidão de Nascimento (ou de Casamento), o CPF, o PIS/PASEP e um procuração caso seja necessário.

Além disso, alguns benefícios podem ser solicitados através do site oficial da Previdência Social.

Extrato de Pagamento de Benefício da Previdência Social

Para as pessoas que recebem mensalmente o pagamento de benefício da Previdência Social é possível ter acesso ao extrato que detalha todos os valores pagos mensalmente para o beneficiário. Para isso, existem duas opções, você pode solicitar o seu extrato através de uma rede bancária ou então emitir o extrato pela internet.

Para quem desejar emitir o extrato no mesmo instante pela internet, basta entrar no site da Previdência Social e buscar na lateral esquerda a opção “Extrato de Pagamento”. Ao abrir a página procure pela frase “Emita agora o seu extrato de pagamento”, basta clicar sobre ela que a página para consulta de pagamento será aberta. Depois disso, informe nos campos solicitados o Número do Benefício, a Data de Nascimento e o nome do Beneficiário.

Já no banco basta utilizar os serviço localizado nos terminais de auto atendimento. Eles solicitam que o beneficiário leve o cartão e a senha (usado para receber o benefício) para imprimir o extrato de pagamento da Previdência Social.

Agência da Previdência Social

Para mais informações e consultas sobre como contribuir ou conseguir os benefícios da Previdência Social, basta se dirigir a uma agência da Previdência Social (busque a mais próxima no site oficial) ou ligar gratuitamente no 0800-78-0191 e acessar o site da Previdência.

GD Star Rating
loading...
Previdência Social Extrato de Pagamentos, Nota: 4.0 de 5 com 11 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados