Prestação de contas

links patrocinados

Prestação de contas

Prestação de contas

Toda vez que você se utiliza de bens ou recursos de outras pessoas ou depende da aprovação delas para utilizar estes recursos, deve justificar os gastos, mostrar os resultados e provar por meios legais que você utilizou aquilo conforme o planejado. Isso é uma prestação de contas . As empresas precisam fazer sua prestação de contas anual obrigatoriamente. Algumas destas empresas fazem em períodos de tempo mais curtos, mas aí é opcional.

No entanto não é só nas empresas que a prestação de contas pode e deve ser feita. A situação é exatamente como explicada no parágrafo anterior: você precisa informar todos os procedimentos realizados para o gestor, seja empresas, ONGs, enfim, em qualquer uma destas situações, deve-se prestar contas.

Tribunal de Contas da União

No poder público também é necessária a prestação de contas. Desde a divulgação dos orçamentos do país, dos estados e das cidades até o detalhamento dos custos de todas as obras realizadas pelo poder público em qualquer área social, tudo deve passar pelo TCU e ser aprovado. O TCU não só fiscaliza e controla os gastos do governo, como julga as irregularidades destes gastos, caso elas existam.

O que e Prestação de contas

Exatamente por este motivo e pelos constantes casos de desvio de dinheiro público, a prestação de contas do poder público é alvo de seguidas críticas da população em geral e também de polêmicas envolvendo administradores que formam esquemas para poder se aproveitar das obras para enriquecer.

O cidadão pode fiscalizar tudo isso também, acessando o site do TCU na internet e acompanhando as principais notícias. Certamente isso é necessário pois há casos onde as obras chegam a ficar 100% mais caras do que o correto. Esse dinheiro ‘gasto’ com a corrupção poderia ser investido em obras de cunho social, como hospitais e escolas.

Prestação de contas contábeis

Prestação de contas contabeis

Oficialmente a prestação de contas é feita por meio de um contador. Cada empresa contrata um escritório de contabilidade, de acordo com o tamanho da empresa e do número de funcionários.

A prestação de contas precisa conter os seguintes dados: os ativos da empresa, que são os bens e os direitos; os passivos que são as obrigações e os gastos; o patrimônio liquido que é a diferença entre ativo e passivo. Desta forma tanto os funcionários como a sociedade em geral tem conhecimento das atividades daquela empresa.

O demonstrativo contábil é útil também para a receita federal, no que diz respeito aos impostos que são pagos.

Controle de gastos

Fazendo uma prestação de contas eficiente você mostra que está em dia com suas obrigações e permanece com sua atividade de forma legal.

Controle de gastos

Na parte mais simples da prestação de contas está a prestação individual. Isso mesmo, muitas pessoas prestam contas a si próprias quando fazem um controle de seus gastos mensais, seja para economizar ou simplesmente para saber onde está aplicando seu dinheiro.

É muito importante esta prestação de contas pessoal pois ela permite que você tenha total controle sobre seus recursos e saiba onde pode economizar mais para poder realizar suas vontades, pagar as contas e ainda sobrar um dinheiro no fim do mês.

Tribunal de contas da uniao Para que serve o Prestação de contas

Pesquisar
Artigos Relacionados