Prazo Entrega IRPJ 2010

links patrocinados

Prazo Entrega IRPJ 2010

Prazo Entrega IRPJ 2010

Todos os anos, os brasileiros são obrigados à declarar ao governo brasileiros todos os seus gastos e riquezas acumuladas durante o ano. Isso se chama Declaração do Imposto de Renda, que é recebido pela Receita Federal, órgão do Ministério da Fazenda. O problema do IR é que ele abocanha boa parte do dinheiro os trabalhadores.

A declaração deve ser feita nos períodos estipulados pela Receita Federal, que geralmente acontecem no início do ano, mas referente ao ano que passou. Assim, o começo de ano é o tempo de entregar o Imposto de Renda. Geralmente fala-se do Imposto da Pessoa Física. Mas também existe o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

IRPJ 2010

Em 2010, o prazo de entrega para o Imposto de Renda Pessoa Jurídica foi 31 de março. Este tipo de imposto é pago pelas empresas e pelas pessoas que são caracterizadas como jurídicas. O Imposto deve ser pago por todas as empresas, sejam elas reconhecidas ou não.

Existem quatro formas de tributação: simples, lucro presumido, lucro real e lucro arbitrado. Basicamente, entra no cálculo do imposto o que foi ganho no ano anterior, inclusive os rendimentos. Se você não sabe como é realizado o procedimento de declaração, o mais indicado é procurar um contador, para que nada saia errado.

Como fazer a declaração

A declaração do Imposto de Renda para pessoas físicas é feita através de um programa disponibilizado pela Receita Federal, o ReceitaNet. Assim, a pessoa entra no site da Receita, faz o download do programa e pode tributar todos os seus rendimentos referentes ao ano que passou. Quem não declarar todos os seus bens e gastos cai na malha fina e pode sofrer sanções.

No caso das pessoas jurídicas, o procedimento é o mesmo, mas o programa é diferenciado. Todas as informações sobre a Declaração do Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas podem ser obtidas no site da Receita Federal. O passo a passo para realizar o procedimento também está exemplificado.

Vale lembrar que, apesar de o Leão pegar parte de seus ganhos, é feita a restituição do imposto de renda no ano seguinte, quando o governo devolve parte deste dinheiro arrecadado aos trabalhadores. Para maiores informações, acesse o site da Receita.

IRPJ CSLL

IRPJ CSLL

Os encargos tributários são impostos cobrados pelo Governo sobre tudo o que compramos ou fazemos no país. Para você entender melhor, digamos que você vá a um shopping, primeiramente, você irá tomar banho, temos a primeira taxa aí, sobre a energia elétrica e a água, depois irá se vestir de sair de casa, opa! De casa, sobre a casa temos o IPTU, que deve ser pago anualmente.

Então você vai até o ponto de ônibus (que foi construído com seus impostos pagos) e paga a sua passagem, só no fato de você pagar a passagem, você estará pagando imposto sobre o ônibus, sobre o combustível e também sobre o asfalto que o ônibus andará.

Chegando ao shopping, você vai tomar um café, imposto no café, daí você vai a uma lojinha comprar uma blusa, mais de 50% do preço pago por essa blusa é imposto! Bom, agora eu acredito que tenha ficado claro, que tudo o que compramos tem, nem que sejam poucos centavos de imposto, e esta é a base da economia no país. Em São Paulo, foi colocado um impostômetro em uma área de grande concentração populacional, a fim de conscientizar a demasia cobrada pelos impostos.

O que é o IRPJ?

Irpj

O IRPJ, Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica, é um imposto mensal, anual, trimestral ou semestral (dependendo do ramo e do regime da empresa), que é cobrado na forma de arrecadação.

Devem pagar o IRPJ, pessoas jurídicas e empresas individuais, sendo estas empresas privadas ou públicas. Há quatro formas de tributação das pessoas jurídicas: a simples, o lucro presumido, o lucro real e o lucro artitrado.

O imposto é determinado seguindo o lucro real, presumido ou arbitrado apresentado pela empresa. Na extinção da pessoa jurídica, a apuração dos cálculos deve ser feita na data da presente ruptura.

O que CSLL

Csll

A Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), é uma taxa tributária cobrada a fim de que todas as pessoas jurídicas e as equiparadas pela legislação vigente do Imposto de Renda, possam subsidiar a Seguridade Social (tem como fundamentação a amparação aos trabalhadores, de direitos básicos, como o de saúde, aposentadoria e casual desemprego.

As pessoas jurídicas que optarem, por exemplo, pelo lucro real no IRPJ, automaticamente estarão escolhendo como base de cálculo para a CSLL, o lucro real. Não podendo optar por lucro real no IRPJ e por estimativa na CSLL.

Como é feito calculado e quitado o pagamento desses dois impostos?

Encargos Tributarios

O IRPJ é calculado a partir de uma base de cálculo onde todos os ganhos e rendimentos, independente da nomeação dada, que sejam oriundas do serviço prestado pela empresa.

A pessoa jurídica pagará o imposto à alíquota de 15 % sobre o lucro real.

Já para cálculo da CSLL é feito a partir do lucro líquido existente no período de apuração anterior a Provisão do Imposto de Renda, o embasamento para este cálculo são as alíquotas vigentes no artigo nº 57 da Lei 8981/1995.

Mediante a utilização do documento de Arrecadação de Receitas Federais a DARF, as pessoas jurídicas podem realizar o pagamento da CSLL nos bancos estipulados pela Receita Federal.

O que e Irpj Csll Calculo do Irpj Csll

Pesquisar