Pratos típicos do Paraná

links patrocinados

Pratos típicos do Paraná

A culinária é uma das maneiras mais gostosas de conhecer a cultura de uma determinada região. O Brasil é um país repleto de cheiros e sabores variados, o que o torna culturalmente muito rico. Em cada canto deste país, uma influência foi herdada e transmitida em forma de pratos típicos. Temperos, ingredientes e cores que fazem de uma gastronomia única, e pratos que são lembrados e eternizados em uma determinada região. O Paraná em um estado famoso pela agricultura e pecuária, vendendo grãos e vários outros produtos para fora do país, ajudando na economia nacional. No entanto, também é um estado riquíssimo culturalmente, e com uma gastronomia muito saborosa. Conheça os pratos típicos do Paraná e fique com água na boca para provar.

Regionalismo nos pratos típicos do Paraná

A gastronomia do Paraná não é muito divulgada como as do nordeste ou de Minas Gerais, por exemplo, mas também conta com pratos típicos extremante saborosos.

Pratos típicos do Paraná Culinária do Paraná

Os pratos típicos do Paraná foram fortemente influenciados pelos costumes europeus. Isso porque a maioria dos imigrantes da região é de origem europeia, e trouxeram suas tradicionais e costumes para o Brasil. Entre as principais influências nos pratos típicos do Paraná estão as tradições ucranianos e poloneses. Porém, o estado também conta com imigrantes alemães, japoneses e italianos, que ajudam a dar muito sabor a esta gastronomia deliciosa e cheia de tempero e cultura.

Comida típica do Paraná

Principais pratos típicos do Paraná

Entre os principais pratos típicos do Paraná está o pierogi. Este prato consiste em uma massa cozida e com recheio. O recheio pode variar: de batata, ricota, batata com ricota, feijão, batata com bacon, entre outros, dependendo dos costumes e também das influências e gostos daqueles que o consomem. Outro prato típico do Paraná são os bigos, que são uma carne de porco, que passa por cozimento, e possui chucrute. Os ucranianos, por sua vez, trouxeram para a região o prato borscht. Este é uma sopa feita com beterraba, costela de porco, repolho e creme de leite. O borscht pode ser consumido com outros pratos, como carnes.

Gastronomia do Paraná

Saboreando o barreado

Entre os principais pratos típicos do Paraná, o barreado é um dos que mais se destaca, sendo um dos mais conhecidos. Alguns afirmam que este prato típico era elaborado, originalmente, pelos índios, que também faziam panelas de barro. O barreado é consumido em diferentes cantos do estado, especialmente na região litorânea. O barreado é preparado com carnes bovinos não tão nomes, como o músculo. A panela de barro é vedada com água e farinha de mandioca, levando as carnes e os demais ingredientes a serem cozidos por aproximadamente 12 horas. O barreado ainda é acompanhado de banana, farinha e laranja.

Pratos típicos

Demais pratos típicos do Paraná

Além dos que já foram citados anteriormente, existem vários outros pratos típicos no Paraná. Entre eles estão os da culinária tropeira, como o feijão tropeiro e o arroz carreteiro, ambos muito bem temperados e saborosos. O churrasco de chão também está bastante presente no estado, em várias festas como o “Boi no Rolete” e o “Carneiro no Buraco”. O churrasco é preparado para milhares de pessoas, que se fartam com muita comida boa e animação. E é claro que o pinhão não poderia faltar nesta lista. Diversas receitas são elaboradas com o pinhão como farofa, bolinhos, sopa e conserva.

Pesquisar
Artigos Relacionados