Pousadas em Paraty

links patrocinados

Pousadas em Paraty

Pousadas em Paraty

Paraty é um município que fica no litoral oeste do Rio de Janeiro. A cidade encontra-se a 254 km da capital do estado e a 282 km da capital de São Paulo. Paraty é a última cidade do sul do estado do Rio de Janeiro e encontra-se bem próxima a Ubatuba, importante cidade litorânea do estado de São Paulo.

A cidade de Paraty é bastante antiga e foi emancipada no ano de 1667 pelo próprio rei de Portugal. Nesse período, a cidade se tornou independente do município de Angra dos Reis. Durante o período colonial no Brasil, Paraty possuiu o maior porto exportador de ouro do país para Portugal. Daí a sua importância, o que lhe concedeu o título de cidade histórica.

Paraty fica bem próxima ao oceano Atlântico e está localizada entre dois rios. O município possui 930,7 km2 e a população total da cidade é de 33.062 habitantes. A cidade, na época, foi projetada para que algumas ruas fossem inundadas durante a maré alta. Por isso, a cidade é conhecida como Veneza brasileira.

Turismo em Paraty

Por ser uma cidade histórica e bastante antiga, Paraty é uma das cidades mais procuradas do estado do Rio de Janeiro para a visitação turística. Os casarões do período colonial brasileiro foram mantidos principalmente no centro histórico da cidade.

Neste local, a circulação de carros é proibida e os turistas podem trafegar tranquilamente nas ruas de pedra irregular que pavimentam o local. Muitas das casas históricas foram requalificadas e se transformaram em restaurantes, museus, pousadas e lojas de artesanato.

Pousadas em Paraty

A cidade de Paraty oferece aos seus visitantes uma ótima estrutura hoteleira para acomodar os mais diversos tipos de turistas, dos mais exigentes até aqueles que não possuem muitas condições financeiras de se hospedar em uma pousada de luxo.
Paraty possui diversos pontos turísticos para serem visitados, como o chafariz de pedreira, sobrado dos bonecos e passos da paixão, antiga cadeia pública, igreja de Santa Rita de Cássia, rua do fogo, mercado do peixe, rua fresca, igreja de Nossa Senhora das Dores, forte defensor perpétuo, engenho da muricana, entre vários outros.

Dentre as pousadas de Paraty, estão a Pousada Missanga (que fica a 15 minutos a pé do centro histórico da cidade e das praias, além de cinco minutos da rodoviária) que é conhecida por sua tranquilidade, além de um jardim tropical e uma grande piscina.
Pousada Refúgio das Caravelas: se destaca por estar localizada a beira mar e um cais com toda a infraestrutura possível para a acomodação de barcos, lanchas e iates, além de piscina para adultos e crianças, píer, mergulho livre e autônomo, entre outras coisas.
No site da prefeitura municipal de Paraty é possível encontrar uma lista com todas as pousadas disponíveis na cidade e aquela que se adequa melhor ao seu bolso.

Fotos

Confira Fotos das Pousadas em Paraty:

Pousadas em ParatyPousadas em Paraty
Algumas pousadasAlgumas pousadas
ParatyParaty

Praia do sono em Paraty Rio de Janeiro

Praia do sono em Paraty Rio de Janeiro

O destino mais procurado pelos brasileiros durante as férias de verão são as praias do nosso extenso litoral. As praias do nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo e do sul do país atraem milhares de turistas todos os anos, que buscam por lugares paradisíacos e com belezas naturais deslumbrantes.

Praia do Sono

Uma opção para quem procura um lugar sossegado para passar uns dias é a Praia do Sono, que fica em Paraty, litoral do Rio de Janeiro. A praia possui areias bem fininhas e águas cristalinas. O local é tão isolado que só é possível chegar através de trilhas. A caminhada que leva até a Praia do Sono leva duas horas.

Lá, os turistas podem entrar em contato com parte da Mata Atlântica, que está preservada graças à Reserva Ecológica de Juantinga, que oferece amparo integral aos mais importantes ecossistemas. E se hoje a Praia do Sono é um lugar que atrai turistas e é dedicada quase que exclusivamente a isso, no passado não foi assim.

História da Praia do Sono

Em meados da década de 60 cerca de 230 famílias moravam na Praia do Sono. Eles levavam suas vidas à base da agricultura e da pesca, o que levou à constituição da comunidade caiçara. No entanto, depois da construção da estrada Rio-Santos, nos anos 70, aquelas terras despertaram interesse num grande investidor imobiliário.

Foi assim que 213 famílias deixaram o local, indenizadas pela compra das terras. O restante brigou pela posse e continuou na região. Atualmente, 60 famílias vivem na Praia do Sono, vivendo basicamente da produção da farinha de mandioca em épocas de baixa temporada. Em outros períodos as famílias se beneficiam do turismo.

Infra-estrutura

A infra-estrutura para o Turismo ainda é pequena. O local conta apenas com alguns restaurantes e poucas pousadas que ficam na vila dos pescadores. Devido à isso, a principal forma de hospedagem utilizada pelos turistas é o camping. Ao todo são 17 pontos onde é possível acampar, mas com condições estruturais mínimas.

A Praia do Sono fica a 25 KM de Paraty por trilha e a 26,5 KM se for pelo mar. A extensão da costa é de aproximadamente 1,4 KM. Para mais informações entre em contato com a comunidade, através do Telefone Comunitário da Praia do Sono, que é o (24) 3373 1904 ou então através das informações turísticas: (24) 3371 1222 ou (24) 3371 1897.

Pesquisar
Artigos Relacionados