Porto Café

links patrocinados

Porto Café

Porto Café

A origem do café é na Etiópia, e a sua história teve início no século IX, quando se difundiu para as demais etnias pelo Egito e Europa. O nome café, ao contrário do que muitos pensam, não originou-se do local de plantio que era denominado de Kaffa e sim da palavra árabe qahwa que traduzida, significa vinho.

Existe uma lenda que conta que um pastor denominado Kaldi, ao sofrer uma escassez de alimentos, passou a dar os grãos de café as suas ovelhas, que passaram a ficar mais espertas, foi então que ele resolveu experimentar o fruto e afirmou sentir maior vivacidade, ao contar desse feito a um monge, o mesmo passou a consumir uma infusão dos grãos para resistir do sono enquanto rezava. Então o resultado da utilização desta fruta foi sendo transmitido de pessoa a pessoa, ocasionando na popularidade do fenômeno.

Há indícios de que algumas tripos africanas, que detinham estes grãos desde a antiguidade, já utilizavam a pasta feita com o café para alimentar animais e guerreiros, com a finalidade de torná-los mais fortes.

Cafe

O cultivo foi iniciado, segundo historiadores, por prisioneiros de guerra na Arábia. A prática de torrar os grãos foi iniciada na Pérsia. Devido à religião Islã, muitos adeptos dessa religião eram contra a atualização do café, pois afirmavam que se embebedar dela era contra as leis de Maomé. Porém, logo essa contrariedade à bebida foi aniquilada, e a fruta passou a ser utilizada, inclusive pelos maometanos para ajudar na digestão e afastar o sono.

Os tipos de Café

A popularização do café foi tão grande, que atualmente existem milhares de derivações e composições oriundas desses grãos. As mais famosas delas são:

– Mocha: também conhecido como Mocaccino, o Mocha é composto por leite vaporizado, estupa de leite, uma dose de expresso e calda de chocolate.

A historia do Cafe

– Cappuccino: sendo uma das misturas mais famosas mundialmente, o cappuccino conta com expresso, leite vaporizado e espuma de leite, no Brasil, normalmente é acrescentado chocolate ou canela.

– Pingado: muito conhecido das padarias brasileiras, o pingado conta com um copo de leite e um pingo de expresso.
– Panna: este café é muito comum na Itália, este drink é composto por panna (creme de leite fresco) batido com café.

– Café Breve: muito popular nos Estados Unidos da América, este café conta com uma dose de expresso com creme half-and-half, este tipo de café não é comum no Brasil, pois este creme não é comercializado no país.

Degustando um Café

Assim como o vinho, o café segue uma sequencia de passos para ser degustado da maneira mais adequada, a começar pelo cheiro, seguindo ao sabor, para então engolir o café. Para que você não passe vergonha ao se juntar com degustadores de café, aqui vão algumas dicas, sempre que você por experimentar outro café, coma alguma coisa, enxague a boca com água e espere alguns minutinhos, cuidado para não queimar a boca, tem muitos tipos de café que devem ser servidos bem quentes e não se esqueça de analisar os quatro pontos de análise do café: a água, a moagem, a proporção e a frescura.

Tipos de Cafe

Receita do Café do Porto

O Café do Porto é feito da seguinte maneira:

-Você vai precisar de: 40 ml de vinho do porto, canela a pau (a gosto), chantilly, 60ml de café expresso quente e 20 ml de conhaque.

-Modo de Preparo: em uma caneca de sua preferência, coloque o vinho do porto, o conhaque e o café, siga esta sequencia, misture bastante até sentir que a bebida está homogênea. Por fim, adicione a canela e o chhantilly.

Beneficios do Cafe Degustando um cafe

Pesquisar
Artigos Relacionados