Ponte Rio-Niterói

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Ponte Rio-Niterói

Ponte Rio-Niterói

Localizada no Rio de Janeiro a conhecida Ponte Rio-Niterói foi construída na baía da Guanabara para fazer uma conexão mais curta entre os municípios de Niterói e do Rio de Janeiro, dessa forma, popularmente ela se refere ao nome de ambos, mas o nome oficial dela é “Ponte Presidente Costa e Silva”. Isso se deve ao fato de que no período de seu mandato presidencial Costa e Silva assinou um decreto, mais especificamente no ano de 1968, autorizando o projeto idealizado por Mário Andreazza – então Ministro dos Transportes, para erguer a obra.

Ponte Rio-Niterói – projeto e obras

Transito na Ponte Rio Niteroi

A primeira ideia da construção da Ponte Rio-Niterói se deu em 1875 com o intuito de conectar as duas cidades vizinhas que eram afastados pela baía da Guanabara. Para se ter uma idéia, sem a ponte, para conseguir chegar de uma cidade a outra precisava-se rodar cerca de 100 quilômetros e em uma época que os meios de transportes não era tão facilitados como hoje. Contudo, apesar dessa idéia inicial a ponte foi erguida somente muito tempo depois.

No ano de 1963 foi pensado para realmente ser executado o projeto sob a baía da Guanabara e então na data de 29 de dezembro do ano de 1965 cria-se a comissão que iria tratar e desenvolver o assunto. No primeiro mês de 1969 inicia-se oficialmente a mega obra de construção da ponte. Em 04 de março do ano de 1974 a obra foi entregue com extensão total de pouco mais de 13 quilômetros, dois quais quase nove quilômetros são sobre á água.

Grandiosidade da Ponte Rio-Niterói

Construcao Ponte Rio Niteroi

Atualmente é considerada no hemisfério sul a maior ponte em concreto protendido, isto é, um mecanismo geralmente pré fabricado que permite a construção de pavimentos e pontos com vãos mais extensos que com o uso de concreto armado. Em termos mundiais é considerada a sexta ponte mais extensa, contudo no ano que foi construída ganhou o posto de segunda maior em extensão do mundo, perdendo apenas para a Ponte Causeway, nos Estados Unidos da América, que continua sendo a maior de todo o mundo.

Tráfego na Ponte Rio-Niterói

Ponte Rio Niteroi 2013

A relevância que a Ponte Rio-Niterói tem nos dias de hoje tomou mais proporções do que previa o projeto inicial pois agora é atinge fluxos de trânsito enormes com cerca de 140.000 veículos passando por dia. Sem contar que em vésperas de feriados ou finais de semana prolongados o tráfego aumenta consideravelmente por ser um caminho que dá acesso às praias e à região do turismo do estado do Rio de Janeiro. Parte da Ponte Costa e Silva segue como BR 101 e fica sob a encargo da PRF – Polícia Rodoviária Federal.

Intervenções recentes

No ano de 2009 foi feita uma obra em que a Ponte ficou com quatro faixas em cada sentido onde apenas havia três. Contudo esta obra foi considerada apenas uma medida paliativa uma vez que a capacidade da Ponte Costa e Silva está num processo de esgotamento por conta de grandes congestionamentos durante o dia.

Obras da Ponte Rio Niteroi Ponte Presidente Costa e Silva

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