Polícia Federal RJ

links patrocinados

Polícia Federal RJ

Polícia Federal RJ

Sobre a Polícia Federal RJ

Subordinada ao Ministério da Justiça, a Polícia Federal do Brasil tem como principal função exercer a segurança pública e preservar a ordem. Essa função foi atribuida ao órgão na Constituição de 1988. Só no estado do Rio de Janeiro, existem oito delegacias da polícia Federal. Consulte no site da PF todos os endereços, ou então ligue para o 0800-978-2336 para requisitar essas informações.

A PF se constitui como um órgão permanente, e é mantida pela União. Quem trabalha na Polícia Federal são os policiais, e a carreira da classe é estruturada e a vaga é oferecida a partir de concurso público.

Tarefas da PF

A Polícia Federal, além da função geral de exercer a segurança, também tem funções específicas. A primeira delas é apurar as infrações penais que vão contra a ordem política e social, ou que prejudiquem os interesses da União e entidades relacionadas, e repreendê-las conforme a lei.

A segunda tarefa da PF é relacionada ao tráfico de drogas e armas, já que é função deste órgão público prevenir e reprimir ações ligadas ao tráfico. Isso inclui também contrabando e descaminho.

É exclusividade da polícia Federal exercer as funções da Polícia Judiciária da União, portanto nenhum outro órgão poderá fazer esse papel. Além disso, a Polícia Federal exerce ainda funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.

Já que atua nas fronteiras e nos portos e aeroportos, é função da PF emitir documentos indispensáveis para viagens, como o passaporte. No site da Polícia Federal há um quadro com vários links sobre o assunto, e lá o interessado poderá requerer seu documento, ver o andamento do pedido, entre outros.

No site também poderá ser requerida a Certidão de Antecedentes Criminais, ver a documentação necessária para a legalização de brasileiros no exterior, além de ver notícias e outros serviços que o Departamento da Polícia Federal oferecem aos cidadãos brasileiros.

Previsão CPTEC INPE

Previsão CPTEC INPE

Previsão CPTEC INPE

Sobre a Previsão CPTEC INPE

Você sabe o que significa a sigla INPE? Ela pertence a um órgão brasileiro responsável por cuidar da pesquisa a respeito de tudo o que envolve o espaço, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A sede do Instituto é localizada na cidade de São José dos Campos – SP.

Uma das funções do INPE, além de muitas outras, é monitorar e fazer a previsão do tempo através de estudos, de máquinas e de profissionais especialistas, e é para isso que ele tem o CPTEC, que é o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.

Sobre o CPTEC

O Centro fornece previsões do tempo e condições climáticas no Brasil com alta precisão, sendo o centro mais avançado de previsão numérica de tempo e clima na América Latina. Seus computadores processam bilhões de operações aritméticas por segundo.

A função do CPTEC é monitorar com detalhes o tempo e as mudanças climáticas de cada região do Brasil, o que inclui temperaturas mínimas e máximas, velocidade e direção dos ventos, probabilidade de chuvas, horário exato do nascer e pôr-do-sil.

Este órgão também monitora queimadas e desastres naturais, serviço que ajuda a combater e prevenir maiores perdas, além de ajudar na solução rápida do problema. Os fenômenos El Niño e La Niña também são monitorados pelo CPTEC, que demonstra como eles afetam cada região do país.

Previsão do Tempo

A Previsão do Tempo feita pelo CPTEC está disponível integralmente no site, com gráficos e mapas que facilitam a compreensão. No site é possível acessar dados como a localização das pancadas de chuva, direção e força dos ventos, condições dos aeroportos, notícias e informes, previsões a médio prazo e previsões para as capitais.

No site também encontram-se imagens do satélite e mapas coloridos indicando as mínimas e máximas temperaturas previstas para os próximos dias. É possível, inclusive, acessar um mapa para cada região do Brasil.

Pesquisar
Artigos Relacionados