Polícia Federal Passaporte

Polícia Federal Passaporte

A Polícia Federal é o órgão responsável pela emissão de passaportes em território brasileiro. Para fazer este importante documento, é necessário primeiro entrar na página da Polícia Federal na internet.

Lá, o usuário poderá encontrar as informações necessárias para o pedido do seu passaporte, além de poder marcar a data e o local para tirar o seu passaporte e a entrega dos documentos.

Documentação para tirar passaporte

Os documentos necessários para quem vai requerer o seu passaporte são os seguintes: documento de identidade, título de eleitor e comprovantes das últimas votações, documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório e o comprovante bancário de pagamento da GRU. (Saiba mais sobre o passaporte polícia federal)

Passo a passo

Após providenciar os documentos solicitados, o usuário precisa solicitar a emissão do seu passaporte na página da Polícia Federal, onde será emitida a Guia de Recolhimento da União, também conhecida como GRU, e que pode ser paga em qualquer banco, respeitando a sua data de vencimento.

Depois disso, é só comparecer no posto de atendimento da Polícia Federal no endereço e horário indicados no momento de solicitação do passaporte, com todos os documentos necessários. Isso porque em alguns postos, é necessário agendar o atendimento previamente.

Novo passaporte

Atualmente, o Brasil se utiliza do passaporte azul, padrão ICAO. A taxa de confecção deste documento é de R$156.07. Quem ainda possui o passaporte antigo, confeccionado na cor verde, pode continuar a utilizá-lo normalmente até a data de vencimento nele impressa.

O novo passaporte foi implantado por questões de segurança. Seus componentes fazem dele um documento de difícil falsificação. O novo passaporte possui marca d’água, fio de segurança, linha de costura, fundo invisível e diversos outros elementos que praticamente impossibilitam uma falsificação fiel.

Os passaportes não podem ser renovados. Quando a data de vencimento de um passaporte é atingida, a pessoa precisa solicitar outro, passando pela mesma série de procedimentos da primeira vez em que ele foi confeccionado.

Data de validade

A validade de um passaporte está relacionada à idade de quem o possui. Este prazo muda bastante para crianças pequenas. Para aquelas que possuem menos de um ano, o passaporte tem apenas um ano de validade; de um a dois anos, o passaporte é válido por dois anos; e assim por diante, até que a criança atinja cinco anos de idade, quando o valor passa a ser o mesmo que para os adultos: cinco anos.

GD Star Rating
loading...
Polícia Federal Passaporte, Nota: 4.5 de 5 com 13 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados