Polícia Federal Passaporte

Polícia Federal Passaporte

Todos devem saber que, para sair da extensão do território brasileiro é necessário ter em mãos um passaporte, que, no caso, nada mais é do que o seu documento de identificação com foto que representa a sua cidadania fora do País.

Sendo assim, enquanto no Brasil a identidade – RG ou a carteira de habilitação – CNH é a sua maneira de identificação, no exterior esse documento oficial será o seu passaporte.

PS: para as viagens realizadas dentro da América do Sul, ou seja, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai, Argentina e outros que fazem fronteira com o Brasil, não há a necessidade de ter em mãos um passaporte, mas só a carteira de identidade. Porém, ter esse documento internacional pode ser interessante por conta dos carimbos únicos que ganhará no documento com essas visitas, sendo mais uma lembrança da viagem.

A relação entre o passaporte e a Polícia Federal

No território brasileiro, o passaporte é emitido pela própria Polícia Federal. Os primeiros passos podem ser facilmente tomados na internet, enquanto os últimos devem ser finalizados pessoalmente na própria sede da polícia federal do seu estado. Nesse momento, você deve ter em mãos os seus documentos e tirar presencialmente a foto que ilustrará o seu passaporte.

Sendo assim, a relação entre o passaporte e a Polícia Federal se dá pelo fato de que esse é o órgão responsável pelo requerimento, pela emissão e pelo próprio controle desse documento.

Como requerer o passaporte

Se você está planejando uma viagem ao exterior ou já quer realizar o processo burocrático para fazer o seu passaporte, devemos destacar que esse processo pode durar entre 30 e 90 dias, o que, no caso, depende da própria demanda para a emissão desse documento.

Para requerer o seu primeiro passaporte, é necessário:

• Verificar quais são os documentos necessários dependendo da modalidade do seu passaporte;

• Preencher os seus dados e solicitar em seguida a emissão do documento;

• Imprimir a GRU – Guia de Recolhimento da União e pagá-la respeitando ainda o prazo de vencimento;

• Após agendado o dia para comparecer pessoalmente à Polícia Federal do seu estado, aguarde até a data em questão e vá à sede do órgão com os documentos necessários e originais em mãos, além da GRU com o comprovante de pagamento. A foto do passaporte, por sua vez, é coletada no ato;

• Depois, é possível consultar como está o andamento do seu processo de pedido de passaporte pela internet, no site da Polícia Federal;

• Por fim, após finalizados cada um dos passos citados anteriormente, você deve comparecer novamente (e pessoalmente) na Polícia para retirar o documento, que só será entregue mediante a apresentação de um documento de identificação e com assinatura oficial no recibo. Há um local e horário especificado para buscar o seu documento, por isso, fique atento para não perder o prazo.

Documentação necessária

Para emissão do passaporte comum você irá precisar de um documento de identidade (como célula de identidade, carteira de habilitação ou outros); CPF; título de eleitor com os comprovantes de votação na última eleição e documentos que comprovem, para os indivíduos do sexo masculino, a quitação com os serviços militares obrigatórios; o comprovante de pagamento da taxa do GRU e um passaporte anterior válido, caso esse seja o caso.

Mais informações

Você também pode conferir na internet, no site da Polícia Federal, como está o andamento do seu processo de pedido de passaporte.

Para isso, acesse https://www7.dpf.gov.br/sinpa/jsp/consultarSituacao/consultaSituacaoSolicitacao.jsp, e preencha com o número do seu protocolo e seu CPF.

GD Star Rating
loading...
Polícia Federal Passaporte, Nota: 4.5 de 5 com 14 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados