Polícia Federal Curitiba

Polícia Federal Curitiba

Polícia Federal Curitiba

Com o objetivo de proteger todo o Brasil e principalmente suas fronteiras e outras relações com países estrangeiros, garantindo que além de proteção, sejam respeitados os direitos e as normas vigentes no país. Esse é o papel da Polícia Federal que tem em todos os estados postos de atuação que atende a toda a população e também executam ações nos mais diversos setores e dos mais diversos tipos.

História

O início da atuação da Polícia Federal no Brasil é datado de 1808, quando a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil que foi implantada pelo rei Dom João VI – o que correspondia a uma extensão da polícia presente em Portugal, que nessa época era responsável e tinha o comando do território brasileiro.

Em 1944, durante o governo de Getúlio Vargas, aquela que até então era denominada
Polícia Civil do Distrito Federal passa a ser Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP) ligada ao Ministro da Justiça, e esse departamento era responsável por gerenciar toda a segurança nacional através de polícias que atuavam nos mais diversos setores de segurança como o aéreo, marítimo e de fronteiras. Nesta mesma época se estabelecem departamentos de segurança nos estados que eram subordinados a DFSP, principalmente em relação a assuntos ligados à segurança pública do Brasil.

Em 1946, além do policiamento aéreo, marítimo e também das fronteiras, passa também a realizar a apuração de algumas infrações cometidas em âmbito nacional como aquelas que desestabilizem a segurança do estado, assim como também fica responsável por infrações relacionadas a estrangeiros no país, como a entrada e saída, assim como comércio realizado de forma clandestina entre outras atribuições.

Mudança

O Departamento sofreu mudanças nas suas atividades principalmente com a Constituição de 1946, quando passa a ter restrições quando os estados passam a ter mais poderes em relação à administração, cabendo à União a responsabilidade de comandar esses departamentos, cabendo a esse órgão apenas atividades como fiscalização, não executando nenhuma ação, diminuindo assim a sua autonomia.

Em 1950 se inicia a construção da nova sede do país, Brasília, e toda a movimentação existente fez necessária a presença de uma força policial constante e atuante, sendo criado a Divisão de Segurança Pública.

Com a finalização da construção de Brasília, o DFSP tem sua sede na capital federal e trabalha em âmbito local. Mas, apesar disso, o funcionamento desse departamento ainda era insuficiente, sendo que na década de 60 um projeto é levado ao Executivo para que uma estrutura policial seja montada e composta, seguindo os moldes de polícias de outros países, sendo que apenas em 1964, é criado um departamento de segurança que atua em todo o Brasil e na década de 70 esse departamento passa a contar com um espaço próprio.

Curitiba

Assim como em todos os estados, o Paraná também conta com uma representação desse poder federal, que auxilia na melhor aplicação e execução das atividades através da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal do Paraná que está localizada na capital do estado, Curitiba. A área em que está instalada tem mais de 32 mil metros quadrado, sendo desses 18 mil com alguma construção.

Com essa sede estadual, são realizados e centralizados os mais variados serviços de responsabilidade da Polícia Federal, como a emissão de passaportes, investigações, emissão de declaração de antecedentes criminais e também dados relacionados à imigração.

Fotos

Confira Fotos da Polícia Federal Curitiba:

Polícia Federal CuritibaPolícia Federal Curitiba
Sede da Polícia Federal em CuritibaSede da Polícia Federal em Curitiba
Polícia FederalPolícia Federal

GD Star Rating
loading...
Polícia Federal Curitiba, Nota: 4.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados