Pneus Pirelli

links patrocinados

Pneus Pirelli

Pneus Pirelli

A indústria italiana Pirelli foi criada na cidade de Milão em 1872, por Giovanni Battista Pirelli, que era engenheiro. Atualmente, é comandada pelo genro do neto do fundador, Marco Tronchetti Provera, tendo crescido para além do seu produto original, pneus para veículos, com um lucro de quase vinte e dois milhões de eurosno ano de 2010 e um valor de empresa chegando próximo aos cinco bilhões de euros e a quase trinta mil funcionários ao redor do mundo.

No setor de pneus, é a quinta maior marca mundial, conhecida pela sua inovação e qualidade dos produtos. O grupo opera em mais de cento e sessenta países e possui cerca de vinte grandes fábricas em quatro continentes. Ganhou destaque recentemente devido ao contrato que fez com a organização da disputa de Fórmula Um, sendo a fornecedora oficial de pneus para os carros durante o período do contrato, entre os anos de 2011 e 2013. Ainda no mundo dos esportes, possui uma relação clássica com o time italiano Inter de Milão, a quem patrocina desde 1955. Além disso, é a patrocinadora oficial da Copa Mundial da Rússia de futebol.

Historicamente, a Pirelli inicia sua produção através de elásticos de borracha, passando para os pneus apenas em 1890. No começo do século vinte, o processo de expansão já é internacional, com a primeira fábrica inaugurada na Espanha. Durante o período dos anos 1900 até 1950, a Pirelli consegue publicizar seu logo e espalhar a marca, inicia testes também em outras áreas automotivas e contribui para a tecnologia dos veículos (como nas partes mecânicas, de óleo e desempenho).

Pirelli no Brasil

Em 1929, a Pirelli entra na história do Brasil com a compra da Conac, uma pequena indústria de condutores elétricos no interior de São Paulo. Atualmente, possui mais de três mil funcionários e um lucro de três bilhões, representando cerca de vinte por cento das vendas mundiais da empresa. Possui cinco fábricas, além de escritórios comerciais, lojas de venda e revenda, além de oferecer diversos tipos de serviço.

Conglomerado

Segundo o site oficial da empresa, 98% das vendas da Pirelli estão ligadas a indústria dos pneus (o que inclui produtos para automóveis, motos e caminhões). Entretanto, a Pirelli se caracteriza também pelas divisões da Pirelli Ambiente (produtos sustentáveis e ecologicamente corretos, além de energia renovável), a Pirelli Labs (centros de pesquisa para melhorar o desenvolvimento dos produtos, testar a qualidade e a durabilidade), além da Pirelli Eco Tecnologia (que é uma subdivisão da Ambiente, responsável pelo controle da emissão de poluentes).

Em outro setor, está a P Zero, uma linha de moda ligada à Pirelli. Aproveitando mais de cem anos de experiência com borracha, a marca resolveu lançar alguns produtos com esse material. Ainda sob caráter experimental, a P Zero entretanto já está virando sinônimo Cult apesar de só ter dois produtos comercializados, um modelo de sapato e um casaco impermeável. Com outras parcerias, já vendeu nas trezentas maiores lojas da Itália, com exportações em um número limitado também para países como Inglaterra, Rússia, Espanha, entre outros.

Fotos

Confira Fotos dos Pneus Pirelli:

Pneu PirelliPneu Pirelli
PirelliPirelli
Pneus da fabricante italiana PirelliPneus da fabricante italiana Pirelli

Pesquisar
Artigos Relacionados