PMMG

links patrocinados

PMMG

PMMG

A Polícia Militar de Minas Gerais, PMMG, tem como função principal a polícia ostensiva e também a preservar a ordem pública do estado de Minas Gerais. As polícias militares do Brasil tem como função a segurança pública de todas as unidades federativas e também o Distrito Federal. Além disso, a polícia militar deve sempre realizar o policiamento ostensivo, como consta as disposições do artigo 144 da Constituição da República Federativa do Brasil do ano de 1988 As polícias militares são subordinadas dos governadores dos estados brasileiros, do Distrito Federal e também dos territórios.

A partir do texto constitucional as forças militares dos estados são as forças auxiliares e também de reserva do exército do Brasil. As forças militares também integram o Sistema de Segurança Pública e de Defesa Social Os integrantes deste sistema são chamados de militares dos estados e também do Distrito Federal, do mesmo modo como os integrantes do corpo de bombeiros militar do estado de Minas Gerais.

Sobre a história da Polícia Militar de Minas Gerais

A Polícia Militar de Minas Gerais, PMMG, afirma ser a instituição com maior tempo de existência, assim como a melhor em comparação com as outras polícias militares do Brasil. A polícia militar do estado de Minas Gerais existe há 237 anos de existência e a corporação tem origem no regimento regular de cavalaria de Minas, no dia 9 de junho de 1775, no distrito de Cachoeira do Campo, que fica situado na cidade de Ouro Preto.

Base móvel PMMG

Alferes Tiradentes, além de ser o patrono da polícia militar do estado de Minas Gerais, é também considerado o herói da Inconfidência Mineira. Ele serviu no Regimento Regular da Cavalaria de Minas. Anualmente, quando acontece o aniversário da sua fundação, a polícia militar do estado de Minas Gerais lança mão da sua alta comenda, a chamada Medalha Alferes Tiradentes, para apresentá-la aos civis, militares e também às autoridades que se destacaram pela atuações importantes na sociedade
Hoje em dia, a polícia militar do estado de Minas Gerais conta com o número aproximado de 50 mil integrantes que trabalham para os 853 municípios do estado.

A composição da PMMG

A corporação da polícia militar de Minas Gerais possui 56 batalhões operacionais que são responsáveis pelo policiamento geral, entretanto, possui também as unidades especializadas como é o caso do Agrupamento de Ações Táticas Especiais, o GATE, o Batalhão de Rádio Patrulhamento Aéreo, que está presente somente nas cidades de Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora e Belo Horizonte, o Batalhão de Policiamento de Eventos, que é o antigo batalhão de choque, e mais outra unidades que tem o objetivo de garantir a segurança e a ordem do estado de Minas.

Operações aéreas PMMG

As personalidades notáveis da PMMG

Algumas personalidades importantes da história do Brasil já fizeram parte da corporação da polícia militar do estado de Minas Gerais. Um deles é Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil. Ele ocupou o cargo de médico oficial da corporação. Além dele também já fizeram parte do PMMG o escritor Guimarães Rosa e também Coronel Fulgêncio que é considerado o herói da corporação até os dias de hoje.

Logotipo PMMG Batalhão PMMG

Vídeo PMMG

Confira um vídeo sobre o dia-a-dia da Rotam, o batalhão especial da PMMG

Pesquisar
Artigos Relacionados