Plano de Marketing

links patrocinados

Plano de Marketing

Plano de marketing

Uma empresa precisa acertar em muitos quesitos para dar certo. Não adianta ter um produto bom se ao atendimento ao público não foi satisfatória. Ou então uma mercadoria que falta no mercado, mas não cumprir com o prazo de entrega.

Ou até você achar que o seu produto está em perfeitas condições e não perceber que o do concorrente é melhor. O empresário tem que pensar nos mínimos detalhes.

Para que a empresa não se perca com tantas preocupações, é preciso elaborar um planejamento pontuando cada item importante na satisfação dos clientes e também dos funcionários, ou colaboradores, como muitos preferem falar.

Sobre o plano de marketing

O plano de marketing serve justamente para isso. Mapear os pontos a serem trabalhados dentro da empresa e detectas os potenciais e o que pode ser melhorado. O plano de marketing pode ser para uma marca, um produto, uma linha de produto ou um serviço.

Marketing

O plano de marketing é um documento escrito, item indispensável ao bom desenvolvimento de uma empresa. Ele norteia as pessoas. Dependendo do objetivo, o plano de marketing pode durar até cinco anos, variando também conforme o tamanho da instituição.

Fases do Plano de Marketing

Em resumo, o plano de marketing é dividido em duas etapas: análise de mercado e a planificação de marketing.

A primeira fase reúne e esquematiza as informações principais para o desenvolvimento do objetivo. Para isso, a empresa precisa conhecer corretamente a sua realidade, quem são os clientes, os fornecedores, os colaboradores.

Sobre Plano de marketing

Em que meio cultural está inserida, enfim, quanto mais perguntas, e mais respostas, melhor. Neste momento é definido com clareza a linha da mercadoria, o nicho do mercado que quer fazer parte e de que forma a concorrência se situa no mercado. Isso é importante para identificar ameaças, oportunidades e reais potenciais.

Na segunda etapa do plano de marketing entram a formulação da estratégia baseada nas análises já feitas e o desenvolvimento operacional do plano. É o momento da ação, onde os envolvidos se empenham para colocar o plano de marketing em prática.

Importância do planejamento

Desenvolver um plano de marketing e coloca-lo em prática é garantia de crescimento e gera lucro em um estabelecimento. Muitas vezes as pessoas não tem tempo para sentar e discutir sobre questão que muitas vezes são percebidas, mas acabam sendo deixadas de lado, e que uma hora ou outra vão prejudica bom andamento da empresa.
O planto de marketing é essencial nesse sentido, pois o plano de marketing surge justamente para abrir os olhos de todos de que algo deve ser feito, como deve ser feito e o motivo pelo qual deve ser feito.

Fases do Plano de marketing

Quem pode participar

O plano de marketing sempre possui um responsável que o faça funcionar é o gerenciador do plano de marketing. Geralmente são os responsáveis pelo setor que vai trabalhar com o plano de marketing.

Além dele, qualquer pessoa que for necessária para o bom andamento do planejamento de marketing deve sim fazer parte. Não importa em que nível da empresa ela esteja. Se o problema for na diretoria, os diretores devem fazer parte. Se for na limpeza, os responsáveis pela manutenção do local é que devem colocar o planejamento em ação.

Importancia do Planejamento Quem pode participar

Pesquisar
Artigos Relacionados