PIS Cofins

links patrocinados

PIS Cofins

PIS Cofins

Os tributos ou impostos são valores que são cobrados ou arrecadados pelos governos seja ele federal, estadual ou municipal. O principal objetivo da arrecadação desses impostos servem para custear os gastos públicos com os salários dos funcionários públicos, gastos com a educação, segurança, transporte, saúde, sem esquecer nos investimentos que são fornecidos para as obras públicas.

Conformo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário o (IBPT), em 2012 os brasileiros trabalharão praticamente cinco meses para pagar todos os impostos. É tanto tributo que pagamos, que a participação dos impostos no PIB (Produto Interno Bruto), chega a 44%.

Impostos

Tudo o que se compra paga-se impostos não tem como fugir. No Brasil o produto que mais tem imposto é a cachaça com 82%, ficando até mesmo na frente do cigarro que tem 80%. Os produtos que são cobrados menos tributos são a batata com 11%, seguidos pelas plantas, grama e medicamentos de uso animal com 13% e o jornal com 14%.

Não é uma novidade, o Brasil é o 2º país que precisa mais trabalhar para pagar impostos, ficando atrás somente da Suécia. O Brasil é 15º país com maior carga tributário do mundo, ficando na frente de países como os Estados Unidos e o Japão.

Nós brasileiros pagamos por volta de 60 tributos, sendo eles impostos, taxas federais, estaduais e municipais e contribuições. É tanto tributos que pagamos que muitas vezes nem sabemos o que é. Por isso a importância de estar sempre bem informados, pois assim sabemos o que estamos pagando e para que serve.

Tudo o que comemos ou tomamos pagamos impostos, claro que os tributos são fundamentais e necessários para o crescimento do país e para que isso aconteça às pessoas necessitam da informação sobre o que estão pagando e porque estão pagando.

PIS

Por exemplo, alguém sabe para que serve o PIS e qual a sua importância? O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, foi instituído pela Lei Complementar número 07/1970.

Foi criado para promover a relação do funcionário na vida das empresas. A contribuição do PIS financia o seguro desemprego e o abono salarial, que é pago uma vez no ano para aqueles empregados que receberam até dois salários mínimos.

COFINS

O Cofins (Contribuição pra Financiamento as Seguridade Social) é um tributo federal de natureza tributária. É destinado a empresas em geral para financiar a seguridade social, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte que podem optar pelo Simples Nacional.

Base de Cálculo

No Confins e no PIS a base de cálculo da contribuição é feita na totalidade das receitas da pessoa jurídica. Lembrando que as pequenas e micro empresas não precisam contribuir com PIS Cofins. Nos últimos anos as contribuições do Pis e da COFINS passam de forma cumulativa. Ou dessa seguinte forma PIS cumulativo 0,65%, PIS não acumulativo 1,65%, COFINS cumulativo 3% e COFINS não cumulativo 7,6%.

Fotos

Confira Fotos sobre PIS Cofins:

Como funciona PIS Cofins Sobre PIS Cofins Dinheiro PIS Cofins Cofins PIS

PIS 2010

PIS 2010

O Programa de Integração Social (PIS) tem como objetivo devolver para os trabalhadores que se encaixam no perfil do sistema um valor pago dos impostos do trabalho. Ou seja, quem possui os direitos do PIS recebe dinheiro do governo ao final do ano. Segundo informações oficiais da Caixa Econômica Federal (CEF), banco responsável pelos pagamentos, a estimativa é de desembolsar mais de dois bilhões de reais para 4,5 milhões de brasileiros, que recebem cada um cerca de quinhentos e dez reais (o valor do salário mínimo).

Para conseguir receber o PIS, é preciso estar cadastrado no programa há mais de cinco anos, ter trabalhado pelo menos trinta dias (não precisam ser consecutivos) no ano anterior e ser registrado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Datas

 

Como é feito todo o ano, o PIS é pago de acordo com o mês de nascimento do trabalhador:
– Nascidos em agosto, recebem a partir de 11 de agosto até 30 de junho de 2011.
– Nascidos em setembro, recebem a partir de 18 de agosto até 30 de junho de 2011.
– Nascidos em outubro, recebem a partir de 25 de agosto até 30 de junho de 2011.
– Nascidos em novembro, recebem a partir de 14 de setembro até 30 de junho de 2011.
– Nascidos em dezembro, recebem a partir de 21 de setembro até 30 de junho de 2011.
– Nascidos em janeiro, recebem a partir de 28 de setembro até 30 de junho de 2011.
– Nascidos em fevereiro, recebem a partir de 14 de outubro até 30 de junho de 2011.
– Nascidos em março, recebem a partir de 21 de outubro até 30 de junho de 2011.
– Nascidos em abril, recebem a partir de 28 de outubro até 30 de junho de 2011.
– Nascidos em maio, recebem a partir de 11 de novembro até 30 de junho de 2011.
– Nascidos em junho, recebem a partir de 17 de novembro até 30 de junho de 2011.
– Nascidos em julho, recebem a partir de 24 de novembro até 30 de junho de 2011.

Outro benefício que é pago nas mesmas datas do PIS, é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP), que tem a mesma função do PIS, porém é para trabalhadores do segmento público.

Como fazer o saque

 

Os valores devem ser sacados na Caixa Econômica Federal (para os trabalhadores que desejam ser pagos do PIS) ou no Banco do Brasil (para quem possui inscrição no PASEP). Caso possua Cartão Cidadão, é possível sacar nas Casas Loterias de todo o país. Empresas que são conveniadas com a Caixa terão o valor do PIS incluso na folha de pagamento individual de cada funcionário.

É possível acompanhar o seu saldo no site da Caixa, na seção PIS. Se você não for cadastrado, é preciso informar o número do seu PIS e criar uma senha. Depois, é só entrar com a senha e fazer a consulta do valor.

Fotos

Confira Fotos do PIS 2010:

PIS 2010PIS 2010
Saque seu PIS na Caixa Econômica FederalSaque seu PIS na Caixa Econômica Federal
O PIS fica disponível até o dia 30 de junhoO PIS fica disponível até o dia 30 de junho

GD Star Rating
loading...
PIS Cofins, Nota: 4.4 de 5 com 13 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados