PIS Cofins

PIS Cofins

PIS Cofins

Os tributos ou impostos são valores que são cobrados ou arrecadados pelos governos seja ele federal, estadual ou municipal. O principal objetivo da arrecadação desses impostos servem para custear os gastos públicos com os salários dos funcionários públicos, gastos com a educação, segurança, transporte, saúde, sem esquecer nos investimentos que são fornecidos para as obras públicas.

Conformo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário o (IBPT), em 2012 os brasileiros trabalharão praticamente cinco meses para pagar todos os impostos. É tanto tributo que pagamos, que a participação dos impostos no PIB (Produto Interno Bruto), chega a 44%.

Impostos

Tudo o que se compra paga-se impostos não tem como fugir. No Brasil o produto que mais tem imposto é a cachaça com 82%, ficando até mesmo na frente do cigarro que tem 80%. Os produtos que são cobrados menos tributos são a batata com 11%, seguidos pelas plantas, grama e medicamentos de uso animal com 13% e o jornal com 14%.

Não é uma novidade, o Brasil é o 2º país que precisa mais trabalhar para pagar impostos, ficando atrás somente da Suécia. O Brasil é 15º país com maior carga tributário do mundo, ficando na frente de países como os Estados Unidos e o Japão.

Nós brasileiros pagamos por volta de 60 tributos, sendo eles impostos, taxas federais, estaduais e municipais e contribuições. É tanto tributos que pagamos que muitas vezes nem sabemos o que é. Por isso a importância de estar sempre bem informados, pois assim sabemos o que estamos pagando e para que serve.

Tudo o que comemos ou tomamos pagamos impostos, claro que os tributos são fundamentais e necessários para o crescimento do país e para que isso aconteça às pessoas necessitam da informação sobre o que estão pagando e porque estão pagando.

PIS

Por exemplo, alguém sabe para que serve o PIS e qual a sua importância? O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, foi instituído pela Lei Complementar número 07/1970.

Foi criado para promover a relação do funcionário na vida das empresas. A contribuição do PIS financia o seguro desemprego e o abono salarial, que é pago uma vez no ano para aqueles empregados que receberam até dois salários mínimos.

COFINS

O Cofins (Contribuição pra Financiamento as Seguridade Social) é um tributo federal de natureza tributária. É destinado a empresas em geral para financiar a seguridade social, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte que podem optar pelo Simples Nacional.

Base de Cálculo

No Confins e no PIS a base de cálculo da contribuição é feita na totalidade das receitas da pessoa jurídica. Lembrando que as pequenas e micro empresas não precisam contribuir com PIS Cofins. Nos últimos anos as contribuições do Pis e da COFINS passam de forma cumulativa. Ou dessa seguinte forma PIS cumulativo 0,65%, PIS não acumulativo 1,65%, COFINS cumulativo 3% e COFINS não cumulativo 7,6%.

Fotos

Confira Fotos sobre PIS Cofins:

Como funciona PIS Cofins Sobre PIS Cofins Dinheiro PIS Cofins Cofins PIS

GD Star Rating
loading...
PIS Cofins, Nota: 4.4 de 5 com 13 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados