Piracema 2011

links patrocinados

Piracema 2011

Piracema 2011

Quem atua como pescador já sabe que durante alguns meses do ano não poderá exercer sua atividade de trabalho em função da piracema, ou o período de reprodução dos peixes.

O termo deriva do tupi guarani, sendo que para os índios o fenômeno poderia ser descrito como saída dos peixes.

O período exato da piracema pode variar de um estado para o outro, mas ele geralmente coincide com as chuvas de verão.

Nesta época, os peixes associam a elevação da temperatura externa, concentração de oxigênio na água e a cheia dos rios com a hora de começar o ciclo reprodutivo.

A jornada da piracema – os peixes nadam por quilômetros até encontrarem o melhor local para se reproduzirem – auxilia no desenvolvimento dos órgãos sexuais destes animais.

Enquanto as fêmeas amadurecem seus hormônios e derramam seus ovos na água, os peixes machos liberam o sêmen, possibilitado a fecundação.

Caracteristicas da Piracema

Características da piracema

Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza até chegar às nascentes dos rios, os locais mais propícios para a reprodução e desova.

Cada espécie possui seu limite, mas algumas surpreendem pela disposição, como é o caso dos curimbatás, que conseguem percorrer mais de quarenta quilômetros em apenas um dia, e das douradas, que nadam cinco mil quilômetros.

Os peixes não fazem os trajetos sozinhos. Enormes cardumes se formam e vão em direção das nascentes dos rios. Como a fecundação destes animais acontece de forma externa, quanto mais peixes estiverem no local, maiores são as chances de a reprodução dar certo.

A nascente dos rios é o local ideal para os peixes recém-nascidos se desenvolverem. Muitos deles, porém, não conseguem chegar à idade adulta em função da ação de predadores, da pouca quantidade de alimento e de condições climáticas desfavoráveis.

Aonde encontrar Piracema

Proibição aos pescadores

A pesca é proibida durante o período de piracema. Para que os pescadores não fiquem prejudicados em função do dinheiro que não entra durante alguns meses, o governo federal oferece alguns incentivos.

A pesca não é permitida porque isto impediria a reprodução dos animais, interrompendo seus ciclos de vida e desequilibraria a cadeia alimentar.

Ágeis normalmente, os peixes ficam cansados por conta das longas viagens e não conseguem se proteger das iscas e redes de pesca. Quem é mal intencionado, aproveita que os peixes ficam todos juntos para pescar grandes volumes de uma só vez.

Todos os anos o IBAMA estabelece quais espécies de peixes não podem ser pescadas durante o período da piracema.

Proibicao aos pescadores

Em Minas Gerais, por exemplo, os pescadores não têm a permissão para pescar espécies nativas. No entanto, é permitido pescar até três quilos de peixes alóctones, ou seja, não provenientes daquela região, exóticos e híbridos, aqueles criados artificialmente.

A multa para o pescador que desrespeitar a proibição é de R$700, quando pego em flagrante, além de R$10 por cada quilo de peixe apreendido.

Piracema em 2011

Como já foi mencionado, o período da piracema varia de um estado para o outro. Em Minas Gerais, por exemplo, a piracema de 2011 teve início em 1° de novembro e só terminou no dia 28 de fevereiro. Já no Mato Grosso do Sul a piracema começou no dia cinco de novembro, acabando também em fevereiro.

Preservar a especie Piracema Epoca de Piracema

Pesquisar