Pintura em tecido – pincéis, tintas e técnicas da Pintura em tecido

pintura tecido

Pintura em Tecido

A pintura em tecido é uma técnica artesanal muito popular para os mais diversos tipos de produtos, como por exemplo: panos de prato, toalhas e afins. Pode ser uma ótima opção para quem procura uma renda extra ou ainda tem como ambição um negócio próprio a partir de um hobby que gosta – juntando o útil ao agradável. Primeiramente, é preciso que você seja paciente: deverá ou aprender a desenhar ou então a copiar desenhos de moldes impressos nas mais diferentes revistas especializadas no assunto. Portanto, uma mão firme será um diferencial, embora seja algo que possa ser conquistado com a prática.

Depois de ter o modelo copiado em um papel de seda, é só iniciar a pintura da seguinte forma: o tecido que você deseja pintar, o molde de seda por cima e se aplica a tinta aos poucos, sempre respeitando o fim de cada forma (a borda, como chamamos normalmente). Com o tempo, também é provável que você vá implementando as formas e os desenhos de acordo com o nível de dificuldade, inclusive arriscando fazer formatos mais desafiadores. O que importa realmente é manter o equilíbrio entre as formas ou então das cores, para que seus possíveis clientes se mantenham curiosos ou atraídos pelos produtos.

A venda dos produtos vai variar de acordo com: a qualidade do tecido, a estampa escolhida, se você está vendendo solo ou possui uma empresa, se está vendendo diretamente ao cliente ou então a um intermediário, etc. Entretanto, o preço geralmente varia entre vinte e oitenta reais, obviamente também dependendo do tamanho da bolsa, do pano, da toalha, do produto em questão. Também pode ser algo que você faz de vez em quando, como para presentear sua mãe, sua tia ou aquela prima que parece nunca estar satisfeita.

Mais informações

Atualmente, existem diferentes tutoriais publicados na internet que podem ser uma boa forma de começar a trabalhar, ainda que apenas como teste das suas habilidades. É provável que parte do seu trabalho inicial não sirva para o comércio, visto que dificilmente se acerta o contorno das formas geográficas ou mesmo do desenho de flores, animais e afins, dependendo da estampa escolhida por você. O ideal é que desenhos abstratos sejam os primeiros na hora de tentar essa nova técnica.

Para maiores informações sobre essa técnica que vem se popularizando bastante tanto nas feirinhas artesanais de grandes cidades como no comércio local do interior, realize uma busca no YouTube e veja vídeos explicativos sobre o melhor jeito de fazer as pinturas. Apesar de também serem publicados frequentemente tutoriais escritos, os vídeos deixam o aprendizado mais fácil, podendo inclusive ser acompanhado pelo aluno. Além disso, pesquisar locais que promovem aulas e implementam diferentes técnicas pode ser uma opção. As aulas não são caras e podem ser realizadas apenas uma vez, como num intensivo, ou então com diferentes formas e tecidos – para que você aumente a sua experiência. O ideal é ir praticando no final de semana, não apenas nas aulas, para que você não esqueça de todo o processo e grave com mais facilidade.

Fotos

Confira Fotos da Pintura em tecido – pincéis, tintas e técnicas da Pintura em tecido:

Pintura em tecidoPintura em tecido
A pintura em tecido é muito encontrada em panos de pratoA pintura em tecido é muito encontrada em panos de prato
Você pode fazer várias pinturas em tecidoVocê pode fazer várias pinturas em tecido

GD Star Rating
loading...
Pintura em tecido - pincéis, tintas e técnicas da Pintura em tecido, Nota: 4.5 de 5 com 19 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


1 comentário em "Pintura em tecido – pincéis, tintas e técnicas da Pintura em tecido"

  1. CLAUDIA 18/02/2009 às 19:03

    Matéria simples, fácil para um iniciante entender, vocês estão de parabéns!