Pinacoteca SP

links patrocinados

pinacoteca sp

Pinacoteca SP

Um lugar com um acervo enorme e diversificado relacionado às artes visuais pode ser encontrado na cidade de São Paulo. É a Pinacoteca do Estado que guarda as produções mais antigas até as mais atuais, sendo um espaço de estudo e de conhecimento para quem admira as artes visuais.

História

Responsável por manter um acervo da produção brasileira desde o século XIX até a contemporaneidade, a Pinacoteca é um museus destinado às artes visuais. Fundada pelo Governo do Estado de São Paulo em 1905, a Pinacoteca pertence à Secretaria de Estado da Cultura, e é o museu mais antigo de toda a cidade.

A Pinacoteca se encontra instalada no edifício que antes abrigava o Liceu de Artes e Ofícios e que foi projetado ainda no fim do século XIX e que passou por uma reforma no final dos anos 90.

Acervo

O acervo começou a ser formado com a transferência de 26 importantes obras que pertenciam ao Museu do Estado (hoje conhecido como Museu Paulista da Universidade de São Paulo), de artistas que atuaram e viveram na cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antonio Parreiras e Oscar Pereira da Silva.

Durante o primeiro século em que realizou suas atividades seu acervo foi ficando cada vez mais significativo e hoje conta com mais de nove mil obras. Um ponto marcante foi quando, de forma gradual, assumiu o papel de museu de arte contemporânea, se comprometendo e se destacando através da aquisição de produções contemporâneas.

Exposições e estrutura

Em média 30 exposições são realizadas pela Pinacoteca, que chega a receber cerca de 500 mil visitantes todo o ano.

No primeiro andar do prédio são realizadas as exposições temporárias, enquanto o segundo andar abriga as mostras de longa duração do acervo. Na área central do prédio, há o Projeto Octógono Arte Contemporânea, enquanto o térreo abriga os departamentos técnicos, o auditório e a cafeteria.

No site da Pinacoteca é possível conhecer quais as exposições que estão acontecendo, e também é possível ficar por dentro das próximas exposições. Também há acesso a três tipos de acervos da Pinacoteca: Artístico, Bibliográfico e Arquivístico.

Educação

Em 2002, a Pinacoteca contou com a fundação do Núcleo de Ação Educativa, que surgiu da necessidade de reconstruir um pólo que se mantivesse ativo e que desenvolvesse atividades educativas com o objetivo de facilitar e aumentar a compreensão e o aproveitamento das obras que fazem parte do grande acervo da Pinacoteca por públicos cada vez maiores e diferenciados.

As ações educativas surgiram depois de uma pesquisa com os visitantes, nas quais foram vistas as necessidades nesta área. Então, passou a ser um dos objetivos do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca desenvolver ações educativas baseadas nas obras existentes no acervo, visando uma qualidade maior na experiência e no contato do público com as obras, procurando também incentivar aquelas pessoas que não possuem o hábito de freqüentar a Pinacoteca.

Fotos

Pinacoteca de São PauloPinacoteca de São Paulo
Interior da PinacotecaInterior da Pinacoteca
FachadaFachada

Pesquisar
Artigos Relacionados