PIB Brasil

links patrocinados

PIB Brasil

PIB Brasil

Sobre o PIB Brasil

Nos noticiários econômicos ouvimos e lemos que o PIB do Brasil cresceu ou diminuiu devido a tais fatores. PIB é Produto Interno Bruto. Mas esta sigla não permite se entender muito bem o que isso significa. O PIB, porém, é a soma em valores monetários dos bens e serviços produzidos num período. No caso do Brasil, o PIB vem crescendo e elevou o país à sétima maior economia do mundo.

O PIB é um índice econômico utilizado para medir a atividade econômica de uma região, que pode ser cidade, estado, país, etc. O cálculo do PIB é feito levando-se em consideração os bens e serviços finais. Portanto, os bens de consumo intermediários são excluídos da conta, para evitar uma dupla contagem.

PIB Nominal e Real

Existem dois tipos de PIBs, que representam coisas diferentes. O PIB Nominal é aquele calculado em cima dos preços correntes, o que significa que o valor utilizado no cálculo é o do ano em que o produto foi produzido e consumido.

Já o PIB Real é aquele que utiliza o preço constante, quando é escolhido um ano-base e é feito o cálculo, excluindo-se a inflação. O valor real é o mais concreto, já que apresenta a variação dos bens, sem a interferência de outros fatores.

PIB per Capita

O PIB per capita é o valor do PIB pelo número de habitantes do país. Este índice é utilizado porque os indicadores agregados da economia – como o produto, a renda e a despesa – indicam os mesmos valores econômicos de forma absoluta.

Este índice foi o primeiro a medir a qualidade de vida de um país. Ou seja, se um país tem um PIB alto e uma grande quantidade de habitantes, isso significa que, provavelmente, a qualidade de vida da população não é tão boa, casos da Índia e da China, por exemplo. Já outras nações, como a Suíça, a Noruega e a Dinamarca, têm um PIB médio, porém, como a população é pequena, a qualidade de vida é alta, sendo que o PIB per capita é alto.
PIB no Brasil

O Produto Interno Bruto brasileiro vem crescendo nos últimos anos. Em 2010, o crescimento foi 7,5%. Este índice foi o maior desde 1986, ano em que também foi registrado aumento de 7,5% no PIB.

O maior crescimento do PIB brasileiro aconteceu em 1973, sendo registrado, na época, 14%.

 

IBGE Brasil

IBGE Brasil

Sobre o IBGE Brasil

Fornecer informações ao IBGE não é só uma obrigação dos cidadãos brasileiros, mas principalmente uma maneira simples de contribuir com os governos para a formulação de políticas públicas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE) é responsável por produzir, analisar e divulgar informações estatísticas, geográficas e ambientais sobre o Brasil e sua população, fornecendo uma visão mais apurada e atual da realidade do país.

Com essas funções, o IBGE constitui hoje o principal provedor de informações que atendem não somente aos governos municipais, estaduais e federal, mas também a diversos setores da sociedade civil.

A importância dessas informações é tão grande que, desde 1968, existe uma lei (nº 5.534) que considera uma obrigação do cidadão prestar informações estatísticas, com sigilo garantido.

Estrutura do IBGE

Subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o IBGE é uma instituição da administração pública federal, que conta com dois outros órgãos e quatro diretorias.

Além disso, a cobertura do território nacional é realizada por meio de uma rede composta por 27 unidades estaduais, 27 setores de documentação e disseminação e 533 agências de coletas em municípios estratégicos.

Censo, PNAD e outros índices

Com relação às estatísticas sociais e demográficas, podemos destacar o trabalho do IBGE no Censo Demográfico, que é realizado a cada dez anos, e da Contagem de População, feita no intervalo entre dois Censos.

Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), como o nome diz, possui caráter amostral, levantando e associando informações sobre renda, trabalho, habitação, educação e características demográficas.

Outra pesquisa importante é a de Orçamentos Familiares (POF), que produz informações sobre a estrutura de rendimentos e despesas das famílias. Também há levantamento de dados em registros administrativos, como o Registro Civil, por exemplo.

Para monitoramento da economia brasileira, dois índices produzidos pelo IBGE são muito importantes: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), este baseado no consumo de famílias de renda acima da média. Já o Sistema Nacional de Custos e Índices da Construção tem servido como um termômetro deste setor, mostrando a evolução dos preços de materiais e obras, e fornecendo dados sobre a contratação da mão-de-obra.

GD Star Rating
loading...
PIB Brasil, Nota: 3.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados