Phishing: o que é e como se proteger

links patrocinados

Phishing: o que é e como se proteger

A internet tem sido uma mão na roda nos últimos anos e por ela é possível fazer muitas coisas como, por exemplo, comunicar-se com os amigos, fazer compras, encontrar pessoas que partilham os mesmos gostos e muito mais. Apesar de ser algo muito bom, a internet também é alvo de pessoas que não são bem intencionadas e acabam utilizando a ferramenta para fins horríveis.

Cuidados com o uso indiscriminado da internet

A internet é o meio com que criminosos cometem os mais diversos tipos de crimes como, por exemplo, fraudes, roubos de identidade e até mesmo pedofilia.

Phishing: o que é e como se proteger Phishing: o que é

No último caso os criminosos acabam criando perfis falsos e fazem amizade com crianças, existe até um filme que mostra um caso de pedofilia que começou online. O filme Confiar foi lançado em 2010 e conta a história de uma garota, Annie, que acaba mantendo uma amizade virtual com uma pessoa que dizia ter 16 anos, porém quando marcam de se encontrar ela percebe que o homem mentiu e as consequências de sua atitude assombram toda a sua família. Os crimes online são bastante abordados em filmes e casos de hackers aparecem com frequência nas telonas, então você poderá conferir esses filmes e perceber que na rede todo cuidado é pouco.

Phishing:  como se proteger

O que é Phishing

Fishing é como se pronuncia este tipo de crime e podemos ligar esse nome ao processo da pesca, o que é semelhante ao que acontece nessa fraude de Phishing. Este é um roubo de identidade online, quem o pratica utiliza sites fraudulentos e-mail criados para roubar dados bancários, números de cartões, senhas, dados de contas e informações pessoais. Os bandidos enviam dezenas de e-mails como sendo de sites confiáveis, por exemplo, sites de compras que o cliente tem cadastro, bancos ou administradoras de cartões. Ao preencher as informações pessoais solicitadas no e-mail os criminosos acabam utilizando-as para diversos crimes como roubar o dinheiro de sua conta, fazer compras em seu nome, criar contas em outros sites e obter documentos verdadeiros usando sua identidade.

Phishing para que serve

Como se proteger do Phishing

Esse crime acontece também com roubos realizados pessoalmente, mas é importante que os usuários da internet tenham informações sobre como se proteger da prática que está se tornando cada vez mais comum. Algumas dicas que damos para evitar o roubo de suas informações são: evitar abrir e-mails de remetentes desconhecidos e cada vez que receber um e-mail assim delete-o sem pensar duas vezes, para acessar bancos digite o site na barra de endereços e jamais os pesquise em seu mecanismo de busca, nunca clique em links dos e-mails recebidos caso estes solicitem dados pessoais ou bancários.

Como se proteger do Phishing

Como se proteger de crimes online

Com relação aos roubos de identidade e dados bancários o usuário deverá se policiar ao comprar produtos online, pois algumas lojas são fachada para crimes deste tipo, além de tomar também o cuidado de não abrir e-mails desconhecidos. Independente da forma com que você utiliza a rede seja apenas para diversão ou transações bancárias é necessária certa cautela e se você tem filhos pequenos e até mesmo adolescentes, jamais deixe-os utilizar a internet e redes sociais sem a supervisão de um responsável.

Pesquisar
Artigos Relacionados