Petrópolis RJ

links patrocinados

Sobre Petrópolis RJ

Petrópolis RJ

Procurando um lindo lugar com belas paisagens para um descanso? Então o lugar certo é a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A cidade é um ótimo lugar para quem deseja descansar e ao mesmo tempo passear. Com um clima ameno e belas construções históricas, Petrópolis RJ é conhecida por receber muitos visitantes todos os anos.

A história da cidade de Petrópolis RJ

A cidade de Petrópolis RJ existe desde os tempos do Brasil Império. Tudo começou com o início da exploração das terras brasileiras pelos portugueses nos séculos XVI e XVII. Foi a partir do ano de 1882 quando D. Pedro I saiu do Rio de Janeiro a caminho de Minas Gerais, pelo conhecido Caminho do Ouro. No caminho D. Pedro I se hospedou em uma fazenda e ficou encantado pela região. Então, resolveu comprar algumas terras no lugar e nomeou a fazenda de Imperial Fazenda da Concórdia. O Rei tinha a intenção de construir ali o Palácio da Concórdia. E foi assim que esta área se consagra atualmente como primeiro distrito de Petrópolis.

Foi D. Pedro II que deu continuidade aos planos de seu pai de povoar o lugar que mais tarde viria a ser a cidade de Petrópolis. Então, a partir do ano de 1943, D. Pedro II assinou um decreto o qual estava determinado um assentamento de uma povoação e também do palácio de verão da família Real. Este ficou pronto no ano de 1847. Com isso, a cidade se tornava a capital do Império do Brasil durante todos os verões. Pedro II ficou no governo durante 49 anos e por, pelo menos quarenta verões, o imperador ficou em Petrópolis por até 5 meses por ano.

Personalidades que já residiram em Petrópolis RJ

Os representantes diplomáticos que vinham de outros países sempre se hospedavam na cidade de Petrópolis. A cidade teve tanta importância que entre os anos 1894 até 1903, Petrópolis foi a capital do estado do Rio de Janeiro, substituindo, assim, a antiga capital Niterói, em conseqüência da Revolta da Armada.

Outras pessoas importantes para a história do Brasil também residiram em Petrópolis, entre eles Oswaldo Cruz, que era sanitarista e foi nomeado o primeiro prefeito da cidade no ano de 1916. A base política fluminense também ficava em Petrópolis. O que fez que neste período o vice-governador fluminense Hermogênio Silva fosse eleito.

Arquitetura da cidade de Petrópolis RJ

Petrópolis conta com um conjunto arquitetônico que leva à cidade muitos turistas todos os anos. Um dos mais visitados é o Palácio Imperial, que hoje é conhecido como o Museu Imperial. Este é considerado a construção principal dentre as que fazem parte do “centro histórico” de Petrópolis. Também se destaca a Avenida Koeler, que apresenta muitos casarões e também palacetes datados do século XIX. Perto desta avenida também há a Catedral de São Pedro de Alcântara e também a Praça Ruy Barbosa, além da fachada da Universidade Católica.

A casa de verão de Santos Dumont também fica em Petróplis. a “Encantada”, como é chamada, é também um dos maiores motivos de visitação ao centro histórico da cidade. Outras construções antigas de motivo político também fazem parte do maravilhoso conjunto arquitetônico de Petrópolis. Estão entre eles o Palácio Amarelo, que era a Câmara de Vereadores, o Palácio de Cristal e o Palácio Rio Negro.

Fotos

Confira Fotos sobre Petrópolis RJ:

Cidade Petrópolis RJ Arquitetura Petrópolis RJ Turismo Petrópolis RJ Cidade imperial Petrópolis RJ

Pesquisar
Artigos Relacionados