Pescaria Alto Mar

Pescaria Alto Mar

Pescaria Alto Mar

Acredita-se que a pesca tenha surgido antes da agricultura e da criação de animais nas sociedades primitivas. De acordo com evidências encontradas na Escandinávia, os povos antigos coletavam moluscos quando equipamentos como varas e redes ainda não tinham sido criados pelo homem.

Origem da pesca

A pesca para alimentação só começou no Império Romano, sendo que até então a atividade era realizada somente por escravos em lagos. Após a introdução do cristianismo na sociedade o peixe passou a ser visto como um alimento nobre e foi a partir daí que a pescaria em alto mar se desenvolveu e foi estabelecida.

Ao longo dos anos a pescaria se desenvolveu ainda mais, assim como os equipamentos, como varas, anzóis e redes, que se tornaram cada vez mais sofisticados. Antes da colonização do Brasil, os índios já pescavam à sua maneira, com lanças jogadas nos rios sobre os peixes que passavam. Após a chegada de diferentes povos europeus no país foram incorporadas novas técnicas à pesca indígena e o povo que aqui vivia passou a apreciar cada vez mais os pratos preparados com carne de peixe.

Pescaria Alto Mar - onde ir

Tipos de pesca

A pesca pode ser classificada de acordo com o equipamento ou método utilizado e também levando-se em conta o tipo de embarcação e o modo como ela ficará posicionada na água. Em relação aos equipamentos pode-se destacar a pesca de linha, que é aquela feita com linha e anzol e a pesca de emalhe, na qual é utilizada a rede de emalhar. A primeira é bastante popular por ser simples, eficaz e por conta dos equipamentos, fáceis de serem encontrados ou criados, e muito baratos. Já a pesca de emalhe é perigosa por afetar sobremaneira a natureza e até oferecer riscos às embarcações.

A pesca também pode ser de cerco, em que é utilizada uma rede colocada sobre os cardumes e posteriormente puxada para fora da água como uma sacola, com armadilhas, que são muitas vezes gaiolas, e com vara, uma das mais comuns e realizadas em todo o mundo.

Locais para Pescaria Alto Mar

Com relação ao tipo de embarcação destacam-se as pescas de corrico, que é aquela feita com o barco em movimento e seu motor ligado, apoitada, que é realizada com o barco ancorado com pouta, de rodada, em que o barco fica em movimento de acordo com a correnteza ou direção do vento e também a pesca em alto mar, muitas vezes chamada de oceânica.

Sobre a pesca em alto mar

A pesca em alto mar é considerada uma das mais prazerosas existentes e isto porque conforme o barco se distancia da costa, maiores são os peixes capturados. Os pescadores experientes indicam que este tipo de pesca deve ser realizado em ilhas, de preferência no lado voltado para o mar aberto, e também sobre naufrágios ou cascalhos.
Neste tipo de pesca podem ser usados os mais variados tipos de equipamento e é recomendado que os pescadores tenham à mão equipamentos capazes de detectar cardumes, o que também pode ser feito com a ajuda de moradores da região ou pescadores mais experientes.

Antes da pescaria em alto mar é imprescindível checar as condições climáticas e também tomar remédios contra enjoos, que são muito comuns. É importante também contar com rádio VHF no barco, usado para comunicação com outras embarcações, ter reserva de água potável para emergências e também de combustível.

Equipamentos Pescaria Alto Mar Alto Mar pescaria

Vídeo Pescaria Alto Mar

Confira um vídeo com dicas sobre Pescaria Alto Mar

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados