PDCA: o que é e como fazer

links patrocinados

Confira mais sobre o PDCA: o que é e como fazer.

Sobre os passos a serem seguidos no PDCA – Planejamento

PDCA é um modelo de gestão empresarial
A sigla significa Plan - Do - Check - Action

Pessoas que trabalham com vários tipos de gestão, como gestão empresarial ou gestão de qualidade, já devem ter escutado mais sobre o PDCA: o que é e como fazer. Essa sigla PDCA significa – Plan – Do – Check – Action, palavras que inglês que podem ser traduzidas como Planejar – Fazer – Verificar – Agir. Se trata de passos para a hora de fazer algum tipo de projeto, que serve principalmente para as empresas para que podem ser levados para outras categorias.

A primeira etapa do PDCA: o que é e como fazer é o Planejamento, momento em que se deve fazer uma análise do problema, fazendo um estudo detalhado do mesmo para a criação de uma possível solução para o mesmo. É nessa parte do projeto que se deve fazer todas as perguntas pertinentes em relação ao problema para entende-lo melhor, fazendo um planejamento detalhado do que precisa ser feito.

PDCA: o que é e como fazer na segunda etapa do “Fazer”

O “Fazer” está relacionado ao segundo passo do PDCA: o que é e como fazer. É por casa dela que a primeira parte, a do planejamento, é tão importante, já que é ali que todo o procedimento é descrito. Agora é a hora de colocar a mão na massa e ver se, na prática, a teoria planejada também funciona.

Entretanto, não confunda essa etapa com a obtenção de resultados rápidos, já que estamos ainda na segunda etapa do PDCA: o que é e como fazer. Muitas pessoas acabam desistindo aqui, quando percebem que o resultado esperado não vem da forma sonhada. Essa parte exige mais esforço e perseverança seja ao abrir um negócio, começar um novo produto na empresa, fazer um trabalho de pesquisa…

Em português é Planejar - Fazer - Verificar - Agir

Verificação: terceira etapa do processo

Depois de planejar e começar o fazer dentro do PDCA: o que é e como fazer, a terceira etapa se trata da verificação. É agora que vai se medir os resultados que já foram obtidos e os que ainda se precisa alcançar, colocando em uma balança tudo o que foi aprendido durante a execução do projeto.

Nesse caso, outros tipos de questionamentos podem nascer, além de haver o surgimento de outros problemas. Sobre o PDCA: o que é e como fazer, verifique o que está dando certo e o que não está, cortando os excessos e, se preciso, afunilando um pouco mais o foco a ser alcançado.

O método busca resolver problemas através de diversas ações

PDCA: o que é e como fazer a última etapa

O último passo do PDCA: o que é e como fazer é o quarto: agir. Depois de fazer uma análise aprofundada na parte da verificação é preciso implementar aquilo que vai ser mudado, tudo na prática de novo. As mudanças se encaixam em duas categorias: as reversíveis e as irreversíveis. No primeiro caso se trata de tudo aquilo que pode se fazer de novo, como mudar fórmulas.

Já no segundo caso do PDCA: o que é e como fazer não dá mais para se mudar, é irreversível, como alterações na maquinaria, por exemplo.

O método é utilizado por muitas empresas

Pesquisar
Artigos Relacionados