Pastor de Shetland: comportamento e preço dos filhotes

links patrocinados

Pastor de Shetland: comportamento e preço dos filhotes

O Pastor de Shetland, também conhecido como “Sheltie”, é uma raça de cães originária da Escócia, no arquipélago de Shetland, a noroeste da ilha principal. Seus ancestrais são os mesmos do Collie e do Border Collie. Por isso, uma das principais características do Pastor de Shetland é a inteligência. A raça está na lista das dez mais inteligentes de cães.

Aparência do Pastor de Shetland

Pastor de Shetland: comportamento e preço dos filhotes Pastor de Shetland: comportamento

Pastor de Shetland é, muitas vezes, chamado de Collie miniatura. A brincadeira, de fato, faz sentido. Sua origem mais provável é o próprio Collie, que teria passado por um longo processo de “miniaturização” nas ilhas de Shetland. Isso faz com que o cão tenha um aspecto bem curioso. Se você observar uma foto do Pastor de Shetland sozinho, terá a certeza de que se trata de um cão de grande porte. Contudo, em imagens com humanos por perto, dá pra perceber que este é um cão de pequeno e médio porte. O cão dificilmente chega aos 40 centímetros de altura, enquanto o Collie supera tranquilamente os 60 centímetros. O Pastor de Shetland tem peso médio de nove quilos.

Pastor de Shetland:  preço dos filhotes

Comportamento do Pastor de Shetland

Como o próprio nome diz, esta é uma raça de pastoreio. Inicialmente, a raça foi desenvolvido para cuidar de ovelhas. Por isso, o Pastor de Shetland é um excelente cão de guarda, um pouco desconfiado e tímido. Assim como outros pastores, um de seus problemas é que o cão tem uma tendência a latir muito.
O Pastor de Shetland é considerado o sexto cão mais inteligente do mundo. Graças a essa característica, o animal é facilmente adestrável. Esta é uma raça cheia de energia, portanto, os donos de um Pastor de Shetland devem disponibilizar grandes espaços para que o cão se exercite. Não é necessário ter uma casa com um quintal imenso, desde que o animal saia constantemente para caminhar e correr.

Pastor de Shetland: cuidados

Saúde

Assim como a maioria dos processos de transformação de uma raça, a miniaturização do Collie trouxe alguns problemas de saúde para o Pastor de Shetland. O animal tem mais chances de fraturar as patas. As alterações genéticas também deixaram o cão mais propenso a problemas oculares, principalmente a atrofia da retina. Fora estes detalhes, o Pastor de Shetland é uma raça saudável, que tem expectativa de vida entre 12 e 14 anos.

Pastor de Shetland

Preço

No Brasil, os filhotes do Pastor de Shetland, com pedigree, têm preços que variam de R$1,2 mil a R$2,5 mil. Se você pretende comprar um filhote da raça, certifique-se da qualidade do canil que criou o animal. É importante conhecer os pais do cão, além do ambiente em que vivem. Não é recomendável adquirir cães em pet shops, pois estes locais não oferecem condições adequadas para o bem-estar do animal.
Antes de comprar um Pastor de Shetland, é importante saber que esta é uma raça que demanda muita atenção de seus donos. Embora seja obediente, o Pastor de Shetland pode se estressar caso precise passar muito tempo sozinho.

Pesquisar
Artigos Relacionados