Passaporte – como tirar o Passaporte na Polícia Federal

links patrocinados

Passaporte Como tirar passaporte polícia federal

O passaporte é o documento oficial de viagem que permite que a entrada e saída em outros países. O governo nacional emite o documento e atesta, formalmente, o portador como nacional de um Estado em particular. Além disso, ele requisita a permissão em o detentor poder cruzar a fronteira de um país estrangeiro. O passaporte possui validade de cinco anos (passaporte para crianças menores de 4 anos possui data de validação específica de acordo com a idade). Exceto os países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Chile, Peru, Equador e Bolívia, que não necessitam apenas da apresentação da cédula de identidade original, em bom estado e com menos de dez anos, todos os outros países do mundo exigem o passaporte.

Como documentos de identificação, os passaportes geralmente contêm fotografia, assinatura, data de nascimento, filiação, nacionalidade e outras informações.

Passaporte azul

O passaporte comum padrão ICAO, na cor azul, foi implementado em todo o território nacional. Porém, quem tiver o passaporte comum antigo, na cor verde, poderá utilizá-lo até o seu vencimento.

Como tirar o passaporte

O primeiro passo é prestar bastante atenção na hora de separar a documentação exigida. É necessário o documento de identidade, que pode ser a cédula de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de identidade militar ou funcional ou passaporte anterior. Se houve alteração de nome por casamento ou divórcio, tem que apresentar os documentos originais. Além disso, é preciso do CPF, título de eleitor com comprovante da última votação, quitação do serviço militar para os homens, comprovante do pagamento da taxa e, se tiver, passaporte anterior.

Depois, com todos os documentos acima em mãos, você deve fazer o preenchimento do formulário no site da Polícia Federal. Na última página, deverá ser feita a escolha de qual posto da Polícia Federal você deseja comparecer para dar continuidade ao processo. Após o preenchimento, será gerada a confirmação da solicitação e o boleto da taxa de pagamento, no valor de R$ 156,07, que pode ser pago em qualquer agência bancária.

Agendamento, Comparecimento à Polícia Federal e Retirada do documento

Assim que o boleto estiver pago, é importante verificar se o posto da Polícia Federal que você escolheu requer agendamento. Em caso de necessidade, você agenda um dia e horário em que deve comparecer obrigatoriamente. Na data marcada, é só comparecer ao posto da Polícia Federal com os documentos originais exigidos e o comprovante do pagamento da taxa. A foto é tirada no local, onde as digitais também são colhidas. Nesse mesmo posto, você poderá retirar o seu passaporte, mediante apresentação do documento de identidade e assinatura do recibo, no dia indicado no protocolo. O prazo de entrega é de até seis dias úteis.

Renovação do passaporte

Quando a data de validade do passaporte tiver expirado e você deseje viajar, você deve solicitar um novo. O passaporte não é renovável. Porém, você não precisa esperar até o vencimento do seu atual passaporte para poder solicitar outro.

Passaporte de Emergência

O passaporte de emergência é para as pessoas que, comprovadamente, não podem aguardar o prazo de entrega, tendo necessitar de obter o documento com urgência. As situações aceitas são: catástrofes naturais; conflitos armados; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente de até segundo grau, para a proteção do seu patrimônio, por necessidade do trabalho, por motivo de ajuda humanitária, entre outros.

GD Star Rating
loading...
Passaporte - como tirar o Passaporte na Polícia Federal, Nota: 4.6 de 5 com 94 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados