PASEP BB Banco do Brasil

links patrocinados

PASEP BB Banco do Brasil

PASEP BB Banco do Brasil

O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, conhecido popularmente como PASEP, é um benefício criado pelo governo federal brasileiro durante a década de setenta, destinado para todos os funcionários públicos (como, por exemplo, de prefeituras municipais, do governo estadual, os militares, entre outros). É um direito dado para os indivíduos por causa da porcentagem de imposto paga e descontada dos seus salários, sendo pouco diferente do PIS que é cobrado do trabalhador comum (e é administrado pela Caixa Econômica Federal – CEF).

Desde o final da década de oitenta, no ano de 1988 mais especificamente, o PASEP também serve como apoio para as pessoas temporariamente sem emprego (o chamado seguro desemprego) ou então para o abono salarial caso seja necessário. Para ganhar o direito do abono é preciso fazer o cadastro do PASEP e aguardar no mínimo cinco anos pagando as taxas de acordo, ter tido uma média mensal de até dois salários mínimos, trabalhado pelo menos trinta dias no ano em questão, além de estar em dia com o RAIS – Relatório Anual de Informações Sociais (para mais informações sobre isso, acesse o site do Ministério do Trabalho).

O saque completo do PASEP pode ser feito em situações específicas, como por exemplo: direito à aposentadoria, pessoas com setenta anos completos, caso de invalidez permanente, transferência de reserva militar ou reforma, falecimento, amparo aos portadores de algum tipo de deficiência, portador do vírus da HIV, doença de câncer do titular ou algum dos seus dependentes. Os pagamentos possuem uma data específica que é estipulada pelos ministérios da Fazenda e do Trabalho, sendo que as datas são divulgadas não apenas em editais e páginas oficiais, mas também pelos meios de comunicação de massa em geral.

Mais informações

O PASEP é um direito proporcionado apenas para aqueles que fizeram a inscrição até a primeira semana de outubro do ano de 1988, pois após esse período foi feita a declaração do Ministério do Trabalho de que a cota destinada para o benefício seria cortada. Os indivíduos então receberiam taxas de acordo com o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Segundo informações do site oficial do Banco do Brasil, o saldo do PASEP é atualizado todos os anos, sendo que é o beneficiado que deve acompanhar as datas tanto de depósito como a data máxima de saque do valor em questão.

O PASEP é uma forma auxiliar do tipo previdência social que beneficia milhões de brasileiros nas mais variadas regiões do país e em diferentes classes sociais. A documentação exigida para o saque inclui: Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho com o devido registro, carteira de identidade (RG), declaração emitida pelo empregador, bem como outros que serão necessários dependendo do tipo de saque que irá fazer (como a certidão de óbito caso o beneficiário tenha falecido e seus dependentes necessitem do valor, etc.).

Para mais informações, visite os sites oficiais do Banco do Brasil e da Caixa Econômica ou então solucione todas as suas dúvidas na agência bancária mais próxima da sua casa ou trabalho.

Fotos

Confira Fotos do PASEP BB Banco do Brasil:

Pasep BB Banco do BrasilPasep BB Banco do Brasil
O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do BrasilO pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil
Banco do BrasilBanco do Brasil

Pesquisar
Artigos Relacionados