Pascoa Cristã

links patrocinados

Pascoa Cristã

Páscoa cristã

A Páscoa é uma das datas mais importantes para os católicos. O nome deriva da palavra passagem e no caso específico da Páscoa cristã, ela representa a passagem de Jesus Cristo pela morte, uma vez que três dias após ser crucificado Jesus reencarna, voltando à Terra.

O domingo de Páscoa não é o único dia em que a data é lembrada. Para os cristãos, a Páscoa começa na quarta-feira de cinzas, assim que acaba o carnaval, quando então se dá início à chamada quaresma.

Durante quarenta dias, os católicos, para purificarem o espírito, ficam sem comer carnes ou outros alimentos de que gostam bastante ou então de frequentar festas e também realizam boas ações.

No domingo anterior ao tradicional domingo de Páscoa é comemorado o dia em que Jesus chega à Jerusalém. Na sexta-feira seguinte, chamada de santa, é lembrado o dia do julgamento e crucificação do filho de Deus.

Finalmente, no domingo de Páscoa, que geralmente cai no fim de março ou no início de abril, os cristãos relembram o renascimento de Cristo e fazem isto por meio de missas, orações e almoços com a família reunida.

Pascoa

Páscoa judaica

A Páscoa não é comemorada somente pelos católicos. Os judeus também comemoram esta data, que na cultura deste povo é chamada de “pessach”, podendo igualmente ser traduzida como passagem.

O significado da Páscoa para os judeus é diferente do relacionado à Páscoa cristã. Os judeus comemoram a libertação do povo de Israel para a Terra prometida.

Na bíblia é contado que Deus enviou dez pragas para o Egito, incluindo gafanhotos, águas em sangue, piolhos, entre outras, e que elas matariam todos os primogênitos do Egito.

Como os filhos nascidos em Israel seriam poupados, o povo da região teve de sacrificar um cordeiro e espalhar o sangue do animal nas portas de suas casas. Como previsto, todos os primogênitos egípcios foram mortos e, arrependido, o Faraó optou por libertar os escravos de Israel.

Pascoa Judaica

Símbolos e tradições da Páscoa cristã

A Páscoa é recheada de significados e também de símbolos, sendo os principais o ovo, a vela, o girassol, o coelho, o pão e o vinho.

Antes mesmo da Páscoa começar a ser celebrada, a população de diversos países comemorava a chegada da primavera presenteando familiares e amigos com ovos pintados à mão. A partir do século dezoito, começaram a ser fabricados na França os tradicionais ovos de chocolate, que permanecem até hoje.

Simbolos da Pascoa

A vela tem relação com a luz de Cristo, que nos guiará, enquanto que o girassol representa que todos devem seguir esta luz propagada por Jesus. O coelho representa a fertilidade e o pão e o vinho representam, respectivamente, o corpo e o sangue de Jesus.

Símbolos e tradições da Páscoa judaica

A Páscoa judaica dura entre sete e oito dias. Durante este período, os judeus não comem ou bebem nada que seja fermentado, substituindo o pão, por exemplo, pela chamada matzá, um biscoito que leva apenas farinha e água. No tradicional jantar, as famílias se reúnem e comem alimentos que representam a saga do povo de Israel para a terra prometida.

Tradicoes da pascoa Simbolos e tradicoes da pascoa judaica

Pesquisar