Páscoa 2009

links patrocinados

Páscoa 2009

Páscoa 2009

Significado da Páscoa

A páscoa é uma festa religiosa, cristã, que celebra a ressurreição de Cristo. De acordo com a Bíblia, Jesus retornou a vida após ser morto na cruz. A data é uma das mais importantes da religião cristã. A páscoa também é comemorada pelo povo judaico, com a celebração do Pessach. Os Judeus celebram a data como uma festa em honra de Adonai. Algumas comemorações pagãs também são realizadas na Páscoa, como pintar ovos e o uso do coelho como símbolo (originalmente a lebre era símbolo da deusa Gefjun, mas foi substituída pelo coelho).

Ovos de Páscoa

O ovo de Páscoa, grande paixão tanto de crianças como de adultos, é uma tradição muito antiga, anterior a Cristo. O ovo simboliza o nascimento, por isso se tornou símbolo Cristão. Antigamente os ovos de galinha eram pintados e trocados como presente. O ovo de chocolate nasceu na França. Os franceses esvaziavam os ovos de galinha e recheavam com chocolate.

Significado da Pascoa

Depois pintavam e escondiam para as crianças procurarem. No Brasil os ovos de chocolate são encontrados em vários tamanhos e sabores. Chocolates que são consumidos o ano todo, na Páscoa se transformam em ovos, alguns recheados com bombons, outros com trufas e outros com brinquedos. Na Bélgica as crianças fazem ninhos em palhas e esperam que o coelhinho da Páscoa o preencha, já os bulgáros pintam ovos cozidos, nos Estados Unidos as crianças caçam os ovos, no México o comum é a “malhação de Judas”, representado por pinãtas e na Suécia as crianças escrevem “cartas de páscoa” e saem batendo as portas vizinhas para trocá-las por doces.

Mercado aquecido

O que e a Pascoa

A Páscoa é a data com a terceira maior geração de empregos do país. São cerca de 70 mil novos contratos, que aquecem muito a economia. Os empregos correspondem tanto a fabricação dos produtos da época, quanto reposição, venda, transporte e auxiliares. A Páscoa acaba sendo oportunidade para muitos trabalhadores de conseguirem o emprego fixo, já que possuem a chance de continuar na vaga após a data. Além disso, as empresas costumam aumentar consideravelmente as vendas durante a comemoração, com vendas altas de chocolates, ovos, peixes e afins. Em 2012 foram cerca de 80 milhões de ovos vendidos.

Celebração da Páscoa

Coelho da Pascoa

A data em que se comemora a Páscoa não é fixa e muda de ano para ano. A comemoração ocorre sempre 47 dias após do Carnaval. No Brasil, muitos católicos evitam comer carnes, ingerir bebidas alcoólicas e participar de festas na semana santa, evitando blasfêmias e sacrilégios. O bacalhau, peixes de água doce e salgada são usados como substitutos. Hoje a Páscoa está tão inserida na cultura brasileira, que até mesmo os não cristãos comemoram a data e muitos também evitam comer carne. As festas religiosas no Brasil são comemoradas por todos (inserindo os não religiosos), outro exemplo, além da Páscoa, é o Natal, onde quase todas as casas brasileiras fazer a ceia e a troca de presentes.

Pascoa festa religiosa Pascoa 2013

Pesquisar