Países com mais prêmios Nobel

links patrocinados

Países com mais prêmios Nobel

O prêmio Nobel é uma reconhecida premiação internacional concedida por comitês da Noruega e da Suécia a pessoas de todo o mundo em várias categorias. Confira quais são os países com mais prêmios Nobel.

4° França

Países com mais prêmios Nobel Conheça os Países com mais prêmios Nobel

Com 65 de seus conterrâneos ganhando nomeações, esse número é o que leva a França entre os países com mais prêmios Nobel. Frédéric Passy ganhou o Nobel da Paz em 1901, sendo o primeiro a conseguir isso, mas existem outros escolhidos como Claude Simon, Louir Renault, Yves Chauvin e Jean-Paul Satre.

A mais recente conquista de um francês foi um grande feito para Jean Tirole, que não dividiu o Nobel de Economia com ninguém, além de ter os R$ 2,4 milhões somente para ele. Colocando a França como um dos países com mais prêmios Nobel, Tirole se destacou por seus estudos sobre grandes empresas e competição de mercado.

Prêmios Nobel

Países com mais prêmios Nobel: 3° Alemanha

A terceira colocação entre os países com mais prêmios Nobel fica com a também europeia Alemanha, com 103 laureados pelos comitês em diversas categorias. Na área de química destaque para Rudolf Mossbauer (1961), Arno Penzias (1978) e Theodor Hansch (2005), enquanto que na medicina já ganharam Georges Kohler (1984), Gunter Blobel (1999), Herard zur Hausen (2008), entre muitos outros.

O mais recente recebedor de um prêmio desses foi o cientista Stefan Hell, na categoria do Nobel de Química de 2014. Ao lado de mais dois norte-americanos, eles trabalharam juntos para o desenvolvimento de um projeto na área da microscopia óptica na nanodimensão. Assim, coloca a Alemanha entre os países com mais prêmios Nobel.

Saiba os países com mais prêmios Nobel

2° Reino Unido

No total, já foram 119 pessoas contempladas com o reconhecimento de Nobel, uma das premiações mais importantes para as áreas abordadas, incluindo as ciências e os direitos humanos. Na segunda colocação dos países com mais prêmios Nobel, percebemos as boas posições ocupadas pelos países europeus, com destaque para Robert Edwards, com estudos sobre fertilização e John Gurdon, que faz pesquisas com células e transplantes.

A maior parte dos ganhadores receberam reconhecimento por trabalhos da área da fisiologia ou medicina, como os dois casos citados acima. Sendo um dos países com mais prêmios Nobel, o Reino Unido ainda possui conquistas em Literatura, Química, Ciências Econômicas e o famoso Nobel da Paz, conquistado por 14 conterrâneos, o último em 1998.

Países com mais prêmios Nobel - saiba mais

Países com mais prêmios Nobel: 1° Estados Unidos

Com mais que dobro da segunda colocação, a primeira colocação entre os países com mais prêmios Nobel fica com os Estados Unidos da América, com um número de 338 laureados até o presente momento. O que mais ocorre é um único nome ganhador em mais de uma categoria, o que acaba acarretando ainda mais títulos para os americanos.

Os últimos ganhadores foram contemplados em 2012, sem eles Alvin Roth e Lloyd Shapley por Economia, Robert Lefkowitz e Brian Kobilka por Química e David Wineland, por Física. Entre os mais famosos está o presidente Barack Obama, que ganhou o Nobel da Paz em 2009.

Pesquisar
Artigos Relacionados