Paisagismo

links patrocinados

Paisagismo

Paisagismo

O paisagismo, ou arquitetura da paisagem, é o processo técnico e artístico de criação de micro e macro-paisagens. Criar uma paisagem é muito mais complexo do que possa parecer. Este processo envolve projetos, planejamento, gestão e preservação de espaços, urbanos ou domésticos.

Geralmente, o paisagismo funciona como uma especialização da Arquitetura. Inicialmente, o paisagismo se focava no desenho de praças e jardins, mas foi ao pouco se aprimorando e, hoje, engloba todos os projetos urbanos e também residenciais.

O profissional da área

O paisagismo está intimamente ligado à Arquitetura. Apesar de termos, em nosso país, a associação de arquitetos paisagistas no Brasil, não há cursos de graduação voltados especificamente para a arquitetura paisagística no país.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possui, em sua grade, o curso de Composição Paisagística, mas não oferece habilitação do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Isso significa que o profissional formado na instituição, apesar de possuir capacidade para a execução de projetos paisagísticos, não pode assinar determinadas obras, tendo que atuar em conjunto com um arquiteto.

Criando um projeto residencial

Um bom projeto de paisagismo transforma os ambientes, deixando-os muito mais aconchegantes e bonitos. Mas se você não tem dinheiro suficiente para investir em uma empresa especializada em paisagismo, pode você mesmo, com algumas pequenas dicas, montar o jardim da sua casa, além dos cômodos internos, seguindo as premissas do paisagismo.

Existem, inclusive, revistas especializadas no assunto. A mais conhecida delas é a Casa e Jardim, que traz dicas sobre decoração, jardinagem, paisagismo e organização em geral de áreas internas e externas. O site da revista traz muitas dicas e ideias para transformar sua casa num local ainda mais aconchegante.

Saiba mais

Para conhecer mais sobre projetos de paisagismo, o exercício da profissão e cursos profissionalizantes, acesse o site da ABAP ou entre em contato com a associação no telefone (11) 3675-7810.

Vestibular UFRJ 2010 - Provas e resultado do vestibular UFRJ

Vestibular UFRJ 2010 – Provas e Resultado do vestibular UFRJ

Algumas universidades do Brasil optam por deixar o vestibular para o início do ano. Isso é uma estratégia para dar mais tempo para os alunos estudarem e também para que eles possam optar por quais testes farão. Assim é com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. As provas do vestibular 2010 aconteceram nos dias 9 e 10 de janeiro, e a expectativa foi muito grande para saber os resultados.

Apesar de parecer um pouco inapropriado fazer um vestibular logo após as festas de fim de ano, a grande vantagem é que o candidato está descansado, com os conhecimentos ainda frescos na memória e já sabe se teve chance de passar em outro teste que eventualmente tenha feito, já que a maioria dos vestibulares de outras instituições acontece nos dias finais de dezembro.

O gabarito normalmente é disponibilizado logo pela instituição, como aconteceu no ano de 2010. O resultado final do concurso vestibular, no entanto, demorou para ser divulgado.

Alguns cursos, como o de Artes Cênicas – Direção Teatral, Artes Cênicas – Cenografia e Artes Cênicas – Indumentária fizeram a prova nos dias 23 e 24 de janeiro. Isso porque os testes para estes cursos são específicos e voltados para estas áreas acadêmicas, o que difere bastante do restante dos cursos oferecidos pela instituição.

Caso você tenha feito o vestibular de 2010 e queira rever a lista de aprovados, alguns sites ainda preservam essas informações no banco de dados. O desempenho do aluno, porém, só pode ser visto se ele estiver matriculado a instituição, mediante preenchimento de Registro Acadêmico e Senha no portal online da universidade.

Sobre a UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro é um dos centros de excelência em ensino e pesquisa mais conceituados da América latina. Ela foi a primeira instituição federal de ensino acadêmico do Brasil, tendo iniciado suas atividades no ano de 1792. Por ser tão antiga, a UFRJ serviu de espelho para a criação de várias outras. Sua fundação oficial enquanto universidade foi em 1920.

Atualmente a instituição conta com 3467 docentes, para um total de 45.753 estudantes, espalhados por diversas áreas acadêmicas. A universidade oferece cursos de graduação em diferentes esferas do conhecimento, e também programas de pós graduação em nível de mestrado e doutorado.

Pesquisar
Artigos Relacionados