Ouro Preto – MG
Sobre a cidade de Ouro Preto
Fundada em julho de 1711, Ouro Preto é uma das cidades mais importantes de Minas Gerais – estado no qual está situada – e também do Brasil, tendo sido o primeiro município do país a ser declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1980 pela UNESCO.
O turismo é a principal fonte de renda do município, mas a economia municipal também é impulsionada pela indústria de transformação e pela mineração, sendo que o subsolo da região é rico em bauxita, manganês, ferro, talco e mármore. As indústrias de metalurgia e de mineração, com destaque para a Alcan (Alumínio do Brasil), considerada a fábrica de alumínio mais importante do Brasil, também são representativas no quesito financeiro.
Outra instituição responsável por movimentar a economia é a Universidade Federal de Ouro Preto, que concentra estudantes provenientes principalmente da região Sudeste. A maioria dos alunos mora em repúblicas, responsáveis por animar a cidade com festas o ano todo e também no carnaval.
A cidade não possui bairros, visto que a prefeitura da cidade nunca delimitou oficialmente as divisões. O que existem são os distritos, sendo treze os mais importantes, entre eles Amarantina, Cachoeira do Campo, Antônio Pereira, Engenheiro Correia, Lavras Novas, Miguel Burnier, Glaura, Rodrigo Silva, Santo Antônio do Leite, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Salto e São Bartolomeu.
Turismo – história
Para quem gosta de história, Ouro Preto é um prato cheio. Palco de batalhas da história brasileira, como a Guerra dos Emboabas, o município mineiro concentra a maior quantidade de obras do barroco, com destaque para a igreja de São Francisco de Assis, tida como a obra-prima de Aleijadinho, um dos principais artistas deste movimento cultural.
Outras igrejas que merecem a visita são a de Nossa Senhora do Pilar, considerada uma das mais bonitas da cidade, tendo recebido mais de quatrocentos quilos de ouro durante a construção, a de São Francisco de Paula, que abriga uma imagem do santo que dá nome ao local feita por Aleijadinho e também serve de mirante, por estar localizada no alto de uma colina e a Matriz Nossa Senhora da Conceição, projetada e construída pelo pai de Aleijadinho. No local estão sepultados os dois artistas e também há o Museu do Aleijadinho.
Ouro Preto também abriga diversos museus, sendo que os mais conhecidos são a Casa Guinard, que funciona na residência onde viveu o artista Alberto Guinard, o Museu da Ciência e da Técnica, o Museu de Arte Sacra, o Museu das Reduções, que abriga miniaturas de construções históricas importantes e o Museu da Inconfidência.
Turismo – compras e viagens
Quem não perde a chance de fazer umas comprinhas vai se deliciar ao visitar os diversos antiquários e também as feiras de artesanato.
Para descansar do roteiro de visitação às obras barrocas e históricas, uma dica é embarcar na Maria Fumaça construída em 1949 que leva os visitantes até à cidade vizinha de Mariana ou então desbravar as trilhas no entorno e se refrescar nas cachoeiras dos diversos parques estaduais.