Os vulcões mais ativos do mundo

links patrocinados

Os vulcões mais ativos do mundo

Um vulcão é uma formação de montanhas causadas pelo encontro de placas tectônicas, sendo que quando essa pressão aumenta, magma pode ser expulso do centro da Terra para fora. Confira quais são os vulcões mais ativos do mundo.

Kilauea e Tunhurahua

Os vulcões mais ativos do mundo Conheça os vulcões mais ativos do mundo

1 – Kilauea: o Hawaí também é conhecido por seus vulcões, sendo que se encaixa na lista dos vulcões mais ativos do mundo o Kilauea. Sua região possui cerca de 2 mil habitantes e sua última atividade foi no ano de 2011, mas em pequenas proporções. Um maior registro de perigo foi feito em 2005, quando foi derramado um verdadeiro rio de lava.

2 – Tunhurahua: essa região do Equador foi nomeada dessa forma justamente por causa de um dos vulcões mais ativos do mundo, o Tunhuahua. Sua última maior atividade foi registrada no ano de 1999, sendo que além da lava, os moradores também temem os grandes temores que são causados na terra dessa região andina.

Confira os vulcões mais ativos do mundo

Os vulcões mais ativos do mundo: Santa Helena e Tavurvur

3 – Monte Santa Helena: presente no sudoeste dos Estados Unidos da América, na região de Washington. Sendo um dos vulcões mais ativos do mundo, a última vez que ele entrou em atividade foi no ano de 1980, quando 57 pessoas foram mortas e outros se feriram. A causa da erupção foi um tremor que ocorreu na Terra a mais de 500km de distância do monte.

4 – Tavurvur: também entre os vulcões mais ativos do mundo, o Tavurvur está localizado em uma verdadeira cadeira montanhosa da ilha de Nova Bretanha, em Papoa-Nova Guiné. Em 1937 devastou o povoado de Rabaul, matando mais de 500 pessoas. Sua última atividade ocorreu em 2006, com explosões gigantes de lava.

Conheça os vulcões mais ativos do mundo

Taal e Monte Merapi

5 – Taal: além de estar na lista dos vulcões mais ativos do mundo, também é um dos que mais causaram mortes na história. O registro é que mais de 5 mil pessoas já tenham perdido a vida por conta de suas violentas erupções, mas ele permanece adormecido desde do ano de 1977, depois de ficar em atividade por 11 anos.

6 – Monte Merapi: na lista dos vulcões mais ativos do mundo, o Merapi possui uma paisagem linda, mas devastadora quando entra em atividade. Localizado na Indonésia, é o que mais em atividade na região, matando e desabrigando diversas pessoas recentemente em 2010. A última erupção foi em 2011.

Os vulcões mais ativos do mundo - saiba mais

Os vulcões mais ativos do mundo: Sakurajima e Galeras

7 – Sakurakima: os terremotos que acontecem frequentemente no Japão, por ser uma região de encontro das placas tectônicas, também possuem impacto na erupção de vulcões. O mais perigoso é o Sakurajima, que até mesmo muda a geografia da região. Depois do ano de 1955, as atividades ficaram mais frequentes, com uma erupção em 2012.

8 – Galeras: a Colômbia possui dezena de vulcões em atividade, mas um dos que mais entram é o Galeras. Sendo um dos vulcões mais ativos do mundo, desde 2000 há uma preocupação maior das pessoas e autoridades em relação a suas erupções, que costumam ocorrer todos os anos.

Pesquisar
Artigos Relacionados