Os Malefícios do Estresse

links patrocinados

Os Malefícios do Estresse

Apesar de considerarmos os momentos estressantes benéficos para a nossa saúde, já que ele acaba melhorando nosso desempenho, seja nos relacionamentos, no trabalho ou até mesmo em casa. Mas, vale a pena ficar a tento. Se você tem sentido frequentemente o coração acelerar, se o suor costuma toma conta do seu corpo e os seus músculos começam a se retrair, este pode ser um sinal de estresse extremo. Estas situações podem causar alterações hormonais e desencadear o aparecimento de algumas doenças, como hipertensão e diabetes. Por isso, veja aqui os efeitos que o estresse causa em todo o seu corpo.

Efeitos no cérebro – Malefícios do estresse

O cérebro humano é bastante complexo e funciona através de neurotransmissores, que enviam mensagens de um neurônio para outro.

Os Malefícios do Estresse Confira Os Malefícios do Estresse

Por isso, qualquer tipo de desiquilíbrio na recepção ou na quantidade de neurotransmissores, podem acontecer diversas doenças mentais. As dores de cabeça intensa podem aparecer quando o estresse se torna um caso prolongado e ainda torna-se perigoso, pois nosso cérebro pode entrar em fadiga. Outra forma de afetar o cérebro é através da nossa própria mente, ou seja, da maneira como pensamos. Isso acontece porque as vezes nós atribuímos significados negativos à situações de estresse. Por isso quem tem pensamento negativo a maior parte do tempo acaba alimento o estresse.
Coração

Conheça Os Malefícios do Estresse

Confira mais

Quando passamos por alguma situação estressante, o nosso corpo começa a liberar uma alta dose de adrenalina. Com isso, nossos batimentos cardíacos se intensificam e a sensação de frio na barriga acaba tomando conta do corpo. Esta situação é considerada normal, desde que ela ocorra apenas por um dado momento. Mas, quando o quadro de estresse se repete por muitas vezes, a pressão arterial fica sempre elevada. Com o passar do tempo, este quadro acaba favorecendo o depósito de gordura nas artérias, fazendo com que elas se endureçam e favorecendo a aterosclerose, doença que acaba resultando em um AVC ou em um infarto. A Doença Takotsubo, também conhecida como síndrome do coração partido, pode ser causada por situações frequentes de estresse ou após uma perda. Neste causado, os indivíduos que desenvolvem a doença começam a apresentar uma disfunção cardíaca.

Estresse

Metabolismo

Vale ressaltar que o acúmulo de gordura não acontece somente nas artérias. O cortisol, acaba causando um aumento de gordura corporal, o que pode gerar um quadro inflamatório. Já a glicose deixa de ser absorvida pelo tecido adiposo. Quando os índices dessas substâncias se elevam, o resultado é uma produção maior de insulina, que é a grande responsável por levar açúcar para as células. Assim, alguns tecidos acabam ficando resistente ao hormônio insulina, que é considerado um fator de risco para a diabetes tipo 2.

Os Malefícios do Estresse - saiba mais

Saiba mais

Vale ressaltar ainda que a elevação da insulina acaba resultando na concentração de tecido adiposo no abdômen, que é considerada uma gordura extremamente perigosa para a nossa saúde. Quando nos encontramos em situações extremas de estresse, nossos músculos acabam ficando tensionados, o que pode levar a lesões crônicas mentais e físicas. Além disso, nessas situações o músculos podem chegar a não se desenvolverem.

Pesquisar
Artigos Relacionados