Os benefícios de andar de bicicleta

links patrocinados

Os benefícios de andar de bicicleta

As bicicletas no passado foram os principais meio de transporte. Mas, com o passar do tempo, as pessoas foram se acostumando com as modernidades da sociedade, assim, as bicicletas deram lugar aos carros.

Seja por falta de tempo, de gosto ou por pura preguiça, quem não costuma pedalar está perdendo diversos benefícios, que vão desde a definição dos músculos até a melhora do ritmo e da frequência cardíaca.
Conheça alguns dos benefícios de andar de bicicleta e torne-se você também um adepto dessa atividade física.

Os principais benefícios de se andar de bicicleta

Os benefícios de andar de bicicleta Saiba Os benefícios de andar de bicicleta

O ato de andar de bicicleta pode ser comparado à corrida ou até mesmo a uma simples caminhada. Isso porque com um passeio de pelo menos 40 minutos, por três vezes na semana, já é possível dar adeus a diversos problemas de saúde causados pelo sedentarismo. No entanto, é essencial fazer uma avaliação médica antes de iniciar a prática dessa atividade, para determinar a intensidade do mesmo. Isso é importante porque cada pessoa apresenta um determinado condicionamento físico e peso.

Conheça Os benefícios de andar de bicicleta

Confira mais

Outro grande benefício de se andar de bicicleta é que ele ajuda a trabalhar os membros inferiores e ainda estimula a contração do abdômen, já que exige uma postura correta ereta do praticante.
Além disso, é possível melhorar a frequência cardíaca apenas com um simples passeio de bicicleta. Isso é possível porque a intensidade de um exercício ou de uma atividade é controlada pela intensidade dos batimentos cardíacos.

A bicicleta também é um exercício que oferece baixo impacto, já que não sobrecarrega nenhuma parte do corpo. Assim, a bicicleta é recomendada para pessoas que estão acima do peso ou que estão começando a fazer exercícios.

Benefícios de andar de bicicleta

Meio de transporte

Apesar de no passado (não muito distante), a bicicleta ter sido muito utilizada como meio de transporte, mudanças na cultura e na sociedade fizeram com que ela passasse a ser vista apenas com instrumentos de ciclistas profissionais ou como instrumentos de lazer.

A falta de educação por grande parte dos motoristas e a falta de infraestrutura também foram outros fatores que acabaram por desestimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Por isso, se você não quer nem pensar na ideia de disputar espaço com os carros, uma boa dica é utilizar a bicicleta apenas para realização trajetos curtos, com poucos movimentos, como uma ida a uma padaria ou a um mercadinho.

Outro grande benefício da bicicleta é que é possível adquirir uma, de boa qualidade, por menos de mil reais. Apesar desse susto inicial, a bicicleta possui um baixo custo de manutenção. Os pequenos reparos muitas vezes, podem ser realizados pelo próprio usuário, já que não exigem grandes conhecimentos sobre o assunto. Os maiores gastos são quando são necessárias revisões ou ainda a troca de pneus.

Os benefícios de andar de bicicleta - saiba mais

Promovendo a sensação de independência e liberdade

O principal benefício de se andar de bicicleta é sem dúvida a sensação de independência e de liberdade que a atividade traz. Isso porque se imagine andando em meios aos carros, sem afetar de maneira alguma o meio ambiente, tomando rotas alternativas, e sem gastar quase nada. Pois é, essa é a grande sensação dos adeptos dessa modalidade. Em cima de uma bicicleta é possível observar tudo que acontece de melhor a sua volta, além de não correr o risco de se estressar com o trânsito.

Pesquisar
Artigos Relacionados