Os benefícios da raiz de alcaçuz

links patrocinados

Os benefícios da raiz de alcaçuz

A raiz de alcaçuz, também conhecida como Glycyrrhiza glabra é uma planta traz diversos benefícios para a saúde. A parte mais utilizada do alcaçuz é a raiz.
Essa poderosa planta tem ação expectorante, ajudando dessa maneira a diminuir a tosse. Outro grande benefício dessa planta é que ela é boa para a dor de garganta, graças a glicirrizina, que atua na mucosa da traqueia e produz um efeito sedativo. Além disso, a glicirrizina é um poderoso anti-inflamatório.

Confira mais

Os benefícios da raiz de alcaçuz Conheça Os benefícios da raiz de alcaçuz

Raiz de alcaçuz também ajuda na proteção do fígado, já que as propriedades anti-inflamatórias da planta, ajudam o fígado a combater as toxinas que são produzidas pelo tétano, difteria e outras doenças. Por este mesmo motivo, a ingestão de raiz de alcaçuz é muito indicado para pessoas com hepatite.

A raiz de alcaçuz também é uma ótima alternativa para pessoas que sofrem com úlceras, já que ela é capaz de proteger o estomago. Além disso, essa poderosa planta ajuda na diminuição da acidez estomacal e consequentemente a atenuar os gases, a azia e as cólicas.

A raiz de alcaçuz também promove uma melhora no trânsito intestinal e ajuda a diminuir o colesterol.

Saiba Os benefícios da raiz de alcaçuz

Recomendações da raiz de alcaçuz

Para aproveitar e desfrutas dos efeitos benéficos da raiz de alcaçuz, o recomendado é que sejam consumidas até dez gramas do pó de alcaçuz, de uma a três gramas do extrato seco ou ainda até nove sacos da raiz em decocção, ou seja, quando é fervida na água.

Além disso, o ideal é que a raiz de alcaçuz seja consumida na forma de chá. Uma boa dica é misturar pelo menos duas colheres de sopa da planta a cada um litro e meio de água. Em seguida, ferva a água e acrescente a erva. Deixe a mistura abafada por pelo menos dez minutos, coe e consuma.

Raiz de alcaçuz

Combinando a raiz de alcaçuz

Uma boa combinação na hora de consumir a raiz de alcaçuz é o mel. Essa combinação ajuda a turbinar os benefícios do alcaçuz no sistema respiratório, já que algumas bactérias e vírus são sensíveis à ação antibacteriana do mel.

Outra boa dica é misturar a raiz de alcaçuz com o gengibre, já que ambos são ótimos para uma boa digestão. Enquanto o gengibre ajuda na melhora do funcionamento do sistema digestivo, a raiz de alcaçuz ajuda na melhora do trânsito intestinal e a proteger o estômago.

Os benefícios da raiz de alcaçuz - saiba mais

Contraindicações

Apesar dos benefícios, a raiz de alcaçuz não deve ser consumida em excesso, já que essa planta pode ajudar na eliminação de potássio e ainda faz com que o indivíduo retenha o sódio, causando dessa forma um aumento da pressão sanguínea, retenção de líquidos e dores de cabeça.

O consumo da raiz de alcaçuz deve ser evitado por pessoas que tenham problemas renais, problemas cardiovasculares, por hipertensos e por gestantes, já que causa um aumento da pressão sanguínea.

A raiz de alcaçuz pode ser encontrada em alguns supermercados e principalmente em lojas de produtos naturais.

Pesquisar
Artigos Relacionados