Origem e significado do Corpus Christi

links patrocinados

Sabe aquele feriado que você costuma aproveitar para descansar ou ainda ir à Igreja, no caso dos católicos? O Cospus Christi tem uma história bastante curiosa por trás do feriado. Veja mais informações sobre a origem e significado do Corpus Christi.

Origem e significado do Corpus Christi

Corpus Christi

Qual é a história por trás do feriado de Corpus Christi?

Muitas pessoas podem se confundir em relação a origem e significado do Corpus Christi, sendo que este se trata de um feriado em homenagem às tradições vindas do catolicismo. De acordo com as regras intituídas para a religião, é obrigação do católico participar da missa nesse dia, sendo que a mesma é feita de forma diferenciada dos outros dias, com procissões que podem percorrer a cidade.

A história remete que a origem e significado do Corpus Christi tem se iniciado no século XIII, quando o Papa era Urbano IV por volta do ano 1264. Nesta data, um milagre teria ocorrido durante a celebração da missa desta quinta-feira, na qual sangue teria saído da óstia após a mesma ser partida em duas partes. Por causa do acontecido, foi declarada que aquela data deveria ser comemorada de forma especial.

Origem e significado do Corpus Christi

Origem de Corpus Christi

Foi a partir desse milagre que a Igreja decidiu que a óstia sagrada, chamada de corpo de Cristo (Corpus Christi) deveria ser celebrada em uma data especial. Falando sobre a origem e significado do Corpus Christi, a festa foi oficialmente instituída em 8 de setembro de 1264, sendo que foram inseridas as procissões ao longo da cidade.

Sobre a origem e significado do Corpus Christi, a festa se espalhou primeiro pela Europa, em países com forte influência católica como a Alemanha, França e Itália.

Que dia que o feriado de Corpus Christi acontece

Significado de Corpus Christi

Em relação ainda a origem e significado do Corpus Christi, o dia em que este evento é celebrado ocorre sempre na quinta-feira que sucede o domingo da Santíssima Trindade ou ainda na quinta-feira duas semanas depois do domingo de Pentecostes. Desta forma, o seu dia varia a cada ano, sendo que em 2014 foi celebrado em 19 de junho, enquanto que no ano de 2015 vai ocorrer no Dia dos Namorados, 12 de junho.

Entretanto, a sua data pode ser celebrada entre os dias 21 de maio e 24 de junho. Apesar de ser um evento exclusivo da Igreja Católica, todo o país para por causa da origem e significado do Corpus Christi. O comércio é fechado, na maioria das cidades, além de não haver aulas ou trabalho para também a maior parte das instituições e empresas.

Origem e significado do Corpus Christi

Celebração de Corpus Christi

Em relação a origem e significado do Corpus Christi, existem eventos pelo mundo que são bastate famosos. Um deles é o que ocorre na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais. Um tapete é feito com serragens e pinturas e ainda resiste à tradição. O mesmo ocorre em algumas cidades paulistas, sendo que Porto Ferreira ainda faz uma grande campanha para a doação de alimentos em três paróquias.

Pesquisar
Artigos Relacionados