Origem e significado da árvore de Natal

links patrocinados

Origem e significado da árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos acessórios indispensáveis para quem gosta de decorar a casa para as festas de final de ano. Para embelezar ainda mais a árvore, são utilizados objetos como bolas coloridas, laços, sinos e muitos outros. Esta é uma tradição mundial, presente em todos os países que comemoram o Natal.

Origem da árvore de Natal

Origem e significado da árvore de Natal Origem e significado da árvore de Natal - saiba mais

Assim como diversos outros elementos folclóricos, é difícil dizer com exatidão quando a árvore de Natal surgiu. Contudo, os pesquisadores costumam concordar que a árvore de Natal é uma tradição bem antiga, surgida na Alemanha ainda no século XVI, no ano de 1530. A “criação” da árvore de Natal é atribuída a Martinho Lutero, um dos responsáveis pela Reforma Protestante.

Conheça a Origem e significado da árvore de Natal

Confira mais

De acordo com relatos obtidos a partir de intensa pesquisa, diz-se que Lutero caminhava por uma floresta durante a noite, quando se impressionou com a beleza dos pinheiros cheios de neve, e com as estrelas ao fundo da cena, que compunham um cenário impressionante. Chegando em casa, Lutero decidiu reproduzir aquele cenário com galhos e outros itens decorativos, utilizando algodão, estrelas e velas. A criação de Lutero fez muito sucesso, e diversas pessoas começaram a fazer suas próprias árvores em casa. Durante o período da colonização, alguns imigrantes alemães trouxeram a tradição de seu país para as Américas, iniciando a mundialização desta cultura natalina.

Origem e significado da árvore de Natal - saiba mais

Significado da árvore de Natal

Com o passar das décadas, a árvore de Natal foi ganhando diferentes significados, de acordo com as culturas locais. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Natal acontece durante o inverno, quando as árvores estão com poucas folhas. Por isso, a frondosa árvore de Natal representa a vida, contrastando com a imagem das árvores nas ruas. Em outros lugares, como no Brasil, a árvore de Natal é um dos componentes de reunião familiar durante o Natal. Adultos e crianças se reúnem para montar a árvore, o que dá a ela um caráter de alegria, esperança e paz.

O tamanho da árvore pouco influencia em seu simbolismo. Atualmente, há diversas alternativas de decoração, que muitas vezes sequer possuem uma árvore de verdade, utilizando produtos que estilizam o formato de uma árvore. Isso, entretanto, não é problema algum perante a tradição.

Confira a Origem e significado da árvore de Natal

A montagem da árvore

Ao longo dos anos, começaram a ser estabelecidos alguns prazos para que a árvore seja montada e desmontada. De acordo com a tradição cristã, a árvore de Natal tem relação direta com nascimento de Jesus. Portanto, ela deve começar a ser montada do dia 30 de novembro pra frente, quando se inicia o ciclo das festas de final de ano.

A partir do dia 17 de dezembro, quando a Bíblia começa a mencionar o nascimento de Jesus, intensifica-se a montagem da árvore. Em alguns casos, quando a árvore já está montada, este é o período de enfeitá-la ainda mais, com presentes, estrelas e outros acessórios. Seguindo esta tradição apoiada na Bíblia, a árvore de Natal deve ser desmontada no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis na tradição católica.

Pesquisar
Artigos Relacionados