Olimpiadas Escolares 2009

links patrocinados

Olimpiadas Escolares 2009

Olimpiadas Escolares 2009

As Olimpíadas Escolares são um dos eventos esportivos estudantis mais importantes do Brasil. Ela é organizada pelo próprio Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e conta com o apoio do Ministério do Esporte.

As Olimpíadas Escolares fazem parte das Olimpíadas Estudantis, que abrangem também as Olimpíadas Universitárias. Esses eventos propõem um novo modelo esportivo estudantil.

O principal objetivo das Olimpíadas Escolares é incentivar a prática de esporte entre todos os jovens brasileiros, com a oferta de uma nova oportunidade de vida através da prática do esporte para jovens e adolescentes.

O ideal das Olimpíadas Escolares é fazer um trabalho em longo prazo que tem como meta, além de uma melhora na qualidade de vida por meio do esporte, descobrir novos talentos olímpicos para o Brasil. Dessa forma, as Olimpíadas Escolares também visam a participação brasileira nos Jogos Olímpicos e, por isso, os jogos escolares acompanham os ciclos olímpicos mundiais.

Com o a disputa das Olimpíadas de Pequim em 2008, a partir de 2009 um novo ciclo olímpico se inicia e as Olimpíadas Escolares tem até 2012 para tentar revelar talentos para o país nos Jogos. Do ensino fundamental até a universidade, estudantes de todo o Brasil podem participar deste grandioso evento esportivo brasileiro.

Competições das Olimpíadas Escolares 2009

No ano de 2009, a cidade de Poços de Caldas abrigou as Olimpíadas Escolares para jovens de 12 a 14 anos, e as cidades de Londrina e Maringá foram sede das Olimpíadas Escolares para estudantes de 15 a 17 anos.

A primeira edição das Olimpíadas Escolares aconteceu no ano de 2005 em Brasília-DF como sede das duas disputas. Desde então, o número de atletas e cidades participantes só aumentam. Em 2008, participaram das Olimpíadas Escolares 17.161 escolas de 1.294 cidades com 988 mil atletas inscritos.

Ao todo, são nove modalidades diferentes em disputa nas Olimpíadas Escolares 2009, tanto para masculino como para feminino. São elas: atletismo, basquetebol, handebol, futsal, natação, judô, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Etapas das Olimpíadas Escolares 2009

Durante a disputa das Olimpíadas Escolares existem outras atividades que extrapolam a barreira do esporte. A educação e a cultura também são comtempladas durante a realização do evento.

Como forma de estimular a aproximação da prática esportiva com conhecimentos e os valores olímpicos, as Olimpíadas Escolares desenvolvem nas cidades que recebem o evento nacional, uma extensa programação com esse intuito. Através do Programa Educativo e Cultural é promovida uma mobilização das escolas e dos estudantes em torno de ações informativas, lúdicas e criativas.

Esse tipo de atividade promove apresentações, exposições, filmes, entre outras que acontecem durante o evento. E cada ano que passa a participação dos estudantes das escolas que participam dos jogos só aumenta.

Fotos

Confira Fotos das Olimpiadas Escolares 2009:

Olimpíadas escolares 2009Olimpíadas escolares 2009
Informações podem ser obtidas na internetInformações podem ser obtidas na internet
Algumas das modalidadesAlgumas das modalidades

Olimpíadas Escolares 2012

Olimpíadas Escolares 2012

Sobre as Olimpíadas 2012

Tornar-se um atleta que representa seu país em competições internacionais como as Olimpíadas é o sonhos de muitos jovens no Brasil. E uma das maneiras de dar início a este sonho são as Olimpíadas Escolares, que acontecem anualmente no Brasil.

As Olimpíadas Escolares reúnem atletas de todo o país, e têm aval do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério do Esporte. A competição faz parte dos programas do governo que busca novos talentos para o projeto olímpico, visando as olimpíadas futuras, entre elas a de 2014, que irá acontecer no Rio de Janeiro.

Modalidades e classificação

A competição nacional reúne alunos que venceram os campeonatos escolares dentro de seu estados, e assim avançam para as Olimpíadas Escolares. Os jogos voltados para alunos de rede pública e particular possuem disputas em modalidades individuais e coletivas, como natação, atletismo, futsal, handebol, ciclismo, basquete, vôlei, judô, entre outras, a maioria delas consideradas modalidades olímpicas.

As Olimpíadas Escolares são realizadas anualmente, e possuem duas edições por ano, cada uma voltada para atletas de determinadas faixas etárias. A primeira a é voltada para aqueles que tem idade de 12 a 14 anos, e o segundo grupo, de 15 a 17 anos disputa outra edição dos Jogos.

Sedes das Olimpíadas em 2012

As edições das Olimpíadas de 2012 já possuem suas sedes definidas. A cidade paranaense de Londrina irá receber a etapa para alunos com idade entre 15 a 17 anos, enquanto que a versão para 12 a 14 anos terá suas disputas de 2012 ocorrendo na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

Ao todo, nove cidades se candidataram para receber as Olimpíadas Escolares no ano que vem: Rio Claro (SP), Campinas (SP), Aracaju (SE), Joinville (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Foz do Iguaçu (PR), além das escolhidas Poços de Caldas e Londrina

Já as duas Olimpíadas Escolares de 2011 têm locais certos para acontecer. Os jogos escolares irão ocorrer em João Pessoa, capital da Paraíba, entre 29 de setembro a 1º de outubro, para os atletas mais novos, enquanto que Joinville, em Santa Catarina, irá sediar a etapa para os atletas mais velhos, entre os dias 5 e 12 de dezembro.

Pesquisar