OHSAS 18001 – O que é

links patrocinados

OHSAS 18001 O que é

OHSAS 18001 – o que é

Quando se fala em gestão de qualidade logo se pensa em ISO 9000, um conjunto de normas técnicas que estabelecem um modelo de qualidade de gestão para todos os tipos de empresas ou estabelecimentos. O sistema de gestão OHSAS 18001 é bastante semelhante, porém, se difere pelo segmento em que está inserido, o de segurança e saúde ocupacionais.

Sobre o sistema de gestão OHSAS 18001

OHSAS, que na sigla em inglês significa Occupational Health and Safety Assessment Services, pode ser traduzido como Serviços de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional e existe para estabelecer um nível de qualidade, a ser seguido pelas empresas, no que se refere à saúde e segurança do trabalho. O sistema de gestão OHSAS 18001 ajuda as empresas e organizações a sempre melhorarem suas gestões no que se refere à segurança e saúde ocupacional, salvarguando a vida dos funcionários, clientes e público em geral, e garantindo dias de trabalho tranquilos e eficazes.

O OHSAS 18001 foi estruturado por diversos organismos comerciais de liderança e também por vários organismos internacionais de normas e certificações, tendo sua criação sido baseada nas ISO 9001 e 14001.

OHSAS 18001 - como funciona

Implementação

Todas as empresas que têm por objetivo melhorar continuamente no que se refere à saúde e segurança de seus trabalhadores podem se beneficiar com a implantação da OHSAS 18001. É importante ressaltar que, antes de o sistema de gestão OHSAS ser implantado em uma empresa, todos os funcionários devem ser consultados e envolvidos no processo.

A política do OHSAS 18001 na empresa deve ser apropriada ao nível dos riscos da organização, deve incluir um compromisso de melhoria contínua, deve ser documentada e arquivada e também regularmente analisada para garantir que não se torne obsoleta e continue a fazer sentido para todos os profissionais envolvidos.

OHSAS 18001 O que é - logo

Antes de ser implementada é fundamental que se faça um planejamento a fim de identificar os perigos existentes na empresa e avaliar o controle dos riscos. O planejamento deve incluir estudos das atividades rotineiras e não rotineiras, atividades realizadas por todas as pessoas, funcionárias ou não, que têm acesso ao local de trabalho, e informações sobre a infraestrutura da organização. Os responsáveis pela implantação do sistema de gestão também devem estar atentos ao treinamento e competência dos funcionários, controle operacional e prontidão e resposta às emergências.

Benefícios obtidos com a OHSAS 18001

Quando uma empresa implanta um sistema de gestão como o OHSAS 18001 os resultados não são imediatos, porém, quando começam a aparecer se tornam permanentes ou pelo menos de longo prazo. Entre os benefícios que a empresa pode obter com a implantação da OHSAS 18001 estão redução dos acidentes de trabalho, certeza legal em função da adequação aos requisitos estatuários, aumento da motivação do funcionário por conta do envolvimento nos processos do sistema de gestão, visto que a qualidade da organização também depende dele, melhora da imagem da empresa frente à sociedade civil e outros setores, fortalecimento da participação da empresa no mercado, aumento da competitividade da empresa frente a outras que não utilizam um sistema de gestão da qualidade, satisfação dos critérios dos investidores, aumento e melhora no acesso ao capital e maior controle de riscos dos acidentes ambientais.

O que é OHSAS 18001 Qualidade OHSAS 18001 O que é

OHSAS 18001 O que é

Confira um vídeo sobre o OHSAS 18001

Pesquisar
Artigos Relacionados