Óculos de Sol

links patrocinados

Óculos de Sol

Óculos de Sol

Charme e sofisticação, o óculos de sol é acessório indispensável, principalmente em estações mais quentes, como primavera e verão, quando o sol não dá trégua.

Além de estilo, o óculos de sol protege os olhos contra a incidência direta de raios solares que em primeiro momento incomodam e posteriormente podem até causar danos graves na visão.

A importância do óculos de sol para a saúde

Assim como o desgaste da camada de ozônio, a incidência de raios solares também vem crescendo. Estudos sobre oftalmologia mostram que mesmo em pequenas quantidades, os raios podem aumentar significativamente as chances de desenvolver doenças, como catarata. Algumas dessas doenças chegam à perda total da visão.

O inimigo Solar

Utilizar óculos de sol mesmo em dias nublados é uma dica importante para se proteger. Apesar de não serem tão evidentes, somos atingidos pelos raios solares toda vez que estamos expostos ao ar livre, até mesmo na chuva.

Ao escolher o óculos de sol, não se prenda a cor da lente. Lentes mais escuras não significam mais proteção. Em longas exposições, combine o uso do óculos de sol com um chapéu que proteja a região contra o contato direto dos raios. Informe-se: busque sempre produtos que filtrem a luz 99 a 100%.

O inimigo solar

A radiação emitida pelo sol pode ser classifica em três tipos: UVA, UVB e UVC. Alguns deles mais prejudiciais que outros.

No caso do raio UVC, é necessário cuidado redobrado, pois esse tipo é um dos principais responsáveis pela ocorrência de câncer nos olhos.

A importancia do Óculos Solar

Os raios UVA e UVB são os que somos expostos em maior quantidade, sendo o segundo o maior causador de queimaduras e lesões.

Em um curto prazo, queimaduras das pálpebras até às córneas, podem reduzir a qualidade da visão. Já em longo prazo, essa exposição direta pode atingir a retina, causando cegueira total.

O óculos de sol ideal para cada rosto

Combinando saúde e estilo, algumas dicas podem ajudar a escolher melhor o óculos de sol e tornar o visual mais harmonioso.

Em rostos ovais é fácil combinar diversos tipos de armação, os óculos com extremidades redondas e ovaladas são os mais indicados. Já em rostos triangulares, o modelo aviador é recomendado para balancear as linhas do maxilar.

Em rostos quadrados, cuja as linhas são retas, devem ser utilizados óculos de sol redondos e ovalados. O oposto acontece com rostos redondos que devem ser amenizados com armações quadradas ou retangulares.

Duas dicas são importantes, independente do formato do rosto. Ao provar o óculos, primeiramente observe se a armação não se move ao sorrir e se ela está confortável, o segundo passo é escolher um modelo que não cubra as sobrancelhas. O óculos de sol deve valorizá-las e não escondê-las.

Óculos de Sol ideal para cada rosto

Limpeza e cuidados

A conservação das lentes é essencial para manter a qualidade dos óculos. Atualmente, já existem produtos especializados para limpar óculos de sol e de grau.

Uma outra solução é utilizar o tradicional água e sabão. Primeiro passo é molhar as lentes e em seguida aplicar um pouco de detergente neutro.

Faça movimentos leves, enxague e seque utilizando um pano de micro-fibra. Nunca esfregue com força ou utilize lencinhos, dessa forma você evita riscos aparentes e ainda preserva a proteção do produto.

Limpeza e cuidados Modelos de Óculos de Sol

Pesquisar
Artigos Relacionados