OAB SP Exame 140

links patrocinados

OAB SP Exame 140

OAB – SP Exame 140

A Ordem dos Advogados do Brasil instituiu um exame para a regulamentação dos profissionais de Direito, com a aprovação nos exames que se constituem de duas fases os profissionais adquirem uma numeração e podem desenvolver suas profissões com todas as garantias que a OAB oferece. Este teste acontece em todo o território brasileiro e é obrigatório a todos os bacharéis de Direito tendo inclusive apelo legal, este teste consiste na demonstração dos bacharéis em capacitação, práticas necessárias aos advogados e conhecimentos do exercício de advocacia.

A própria OAB se encarrega de organizar e aplicar os testes. O exame acontece durante 3 vezes no ano, consiste em duas etapas ou duas provas, na primeira são realizadas 80 questões de múltiplas escolhas e na segunda contém uma questão de cunho pratico com quatro questões. A realização da segunda prova se dá somente quando o candidato é aprovado na primeira prova, com 50% dos acertos da prova objetiva.

Constitucionalidade

OAB de Sao Paulo

O exame da Ordem vem cada vez mais dificultando a vida dos profissionais de Direito, que por mais que tenham concluído seus cursos de graduação continuam impossibilitados de trabalhar sem a aprovação do exame, que concede um número de registro e uma legalização quanto a pratica profissional.

A maioria dos profissionais atuantes dentre esses juizes, advogados e promotores são contra esta seletividade na obtenção da legalização de seus cargos, uma vez que o exame descumpre o 5º artigo da Constituição Federal no qual declara que os profissionais precisam ter liberdade para exercer suas profissões.

OAB

Outra questão levantada é de que dois dias de prova em contraposição aos anos dedicados nos cursos de graduação não selecionam ou qualificam os profissionais e sim apenas demonstram que houve um preparo maior no que diz respeito ao dia em que a prova foi realizada. Entretanto os profissionais que defendem as provas atestam que muitas universidades vêm oferecendo o curso de Direito aos alunos sem suporte ou uma verificação adequada do MEC. Seja por questões de trabalho ou de qualificação, a última palavra dada foi a dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, que decretaram lei a realização destas provas.

OAB – São Paulo Exame 140

Assim como todos os estados brasileiros, São Paulo também realiza a seleção de candidatos através da realização das provas da OAB. Mas em especial este exame de número 140 integrou todos os estados brasileiros com suas realizações marcadas para o mesmo dia, já foram realizadas 8 edições unificadas do exame e muitos profissionais ainda sim, contestam a constitucionalidade do mesmo.

Exame 140 da OAB

Como todos os anos são realizadas 3 provas e a versão unificada teve a terceira edição do ano de 2009, sendo a oitava versão unificada. Teve um índice de aprovação de 17,63% dos candidatos inscritos sendo 117.852 candidatos no total, com a aprovação já na primeira fase de 51.278 candidatos, representando 43,51% de aprovações. Na segunda fase compareceram 50.607 candidatos com um índice de faltas somando 1,15% e de aprovações 19.391 candidatos.

Dos recursos que foram apresentados por 31.216 candidatos, tiveram apenas 1.394 aprovações. Ao todo foram aprovados no exame unificado da ordem ou Exame 140, 20.785 candidatos.

OAB 2013 Juramento na OAB

Pesquisar
Artigos Relacionados