OAB SP 140

links patrocinados

OAB SP 140

OAB SP 140

Como funciona a OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, mais conhecida pela sigla OAB, é o órgão que representa todos os advogados com nacionalidade brasileira no país, Todos os bacharéis em direito devem fazer a prova e só podem exercer a profissão se forem aprovados no exame da ordem.

Criada há mais de 80 anos, a ordem iniciou no país a regulamentação da profissão para pessoas com formação em nível superior.

Como funciona o exame da OAB

A prova acontece três vezes aos ano e são aplicadas em duas fases, em dias distintos. A primeira é uma prova objetiva que contém 80 questões de múltipla escolha, e cada uma tem quatro opções de resposta. A segunda é a prova prático-profissional, que tem cinco questões dissertativas e uma peça profissional. Ambas as provas têm duração de 5 horas.

OAB SP

Há pouco mais de dois anos, foi lançado o calendário de provas da OAB para que todos os bacharéis pudessem se programar antecipadamente e estudar para as provas.

OAB nas cidades e o processo eletrônico

Alguns estados e algumas cidades já aderiram a forma de consultar processos judiciais. Um sistema coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça e diversos tribunais do país, permite um acesso mais rápido, fácil, econômico e eficiente a processos judiciais, o que acaba por reduzir também gastos desnecessários com papelaria, contribuindo assim, com a preservação do ambiente. Mas atenção, em algumas cidades é válida somente para novos processos.
O objetivo principal é fazer a implementação deste recurso em todas as unidades do tribunal Regional do Trabalhos – TRT .

O que significa oab

Há diversas vantagens neste novo processo, mas também desvantagens.

A primeira vantagem que podemos listar são os ganhos em termos de tempo e a praticidade, que elimina as típicas etapas do processamento em papel, as chamadas etapas mortas. O sistema também permite ao magistrado um maior controle sobre prazos e sobre a tramitação de processos.

Em contrapartida, para que o sistema funcione bem, é preciso uma internet banda larga que funcione sem interrupções e também é necessário aumentar o número de juízes, já que os processos ficam acessíveis a qualquer hora do dia, tornando-o bem mais rápido.

Em alguns estados e em algumas cidades, estão sendo feitos treinamentos para que os advogados aprendam como funciona este novo sistema, facilitando e muito o entendimento e a utilização deste novo recurso.
Sem ester cuidados, o processamento judicial eletrônico pode acabar se tornando um grande problema, atrapalhando ao invés de ajudar.

Datas importantes e demais informações

Oab Sao Paulo

A primeira prova sempre acontece no primeiro semestre do ano. Já o segundo exame acontece apenas no segundo semestre, dando um tempo a mais para os estudos e a preparação dos candidatos. O terceiro exame da ordem só acontece no ano seguinte.

Para saber mais sobre as datas e as aberturas dos editais, consulte a página da Ordem dos Advogados do Brasil do seu estado.

Para saber se a unidade do Tribunal Regional da sua cidade utiliza este recurso, acesse a página a ordem do seu estado.

Exame da Ordem Oab nas cidades

Pesquisar
Artigos Relacionados