OAB RJ Exame da Ordem

links patrocinados

OAB RJ Exame da Ordem

OAB RJ Exame de Ordem

Bastante respeitada e conhecida, a Ordem dos Advogados do Brasil, mais conhecida através da sigla OAB, é a instituição máxima de representação dos profissionais da área do Direito do nosso país. Além disso, a Ordem dos Advogados do Brasil é a responsável por elaborar a regulamentação do setor de advocacia nacional.

História da Ordem dos Advogados do Brasil

A OAB foi criada no dia dezoito de mês de novembro do ano de 1930, durante o comando do presidente da época, Getúlio Vargas. Inicialmente, a Ordem dos Advogados do Brasil estava prevista para ser criada durante o ano de 1843 pelo Instituto dos Advogados do Brasil, mas, decorrente de alguns problemas com a burocracia do nosso país e de outros imprevistos, a OAB surgiu somente oitenta e sete anos mais tarde.

A primeira palavra do nome, “Ordem”, surgiu por meio de uma tradição da França através de uma espécie de tradição da época Idade Média, que se assemelha a uma tradição da religião católica, como a Ordo Clericorum e até mesmo em relação às ordens de cavalaria.
Isso porque, na época, os profissionais de Direito eram considerados como os cavaleiros que lutavam a favor das leis.

Características da Ordem dos Advogados do Brasil

A OAB foi criada através de um plano nacional e ela é composta por Seções que estão presentes em cada estado brasileiro. A Ordem dos Advogados do Brasil trata-se de uma autarquia pertencente à Federação do Brasil caracterizada por ser uma instituição corporativista, assim como o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, a CONFEA, e o Conselho Federal de Medicina, a CFM.

Um dos objetivos principais da Ordem dos Advogados é atuar de forma constante politicamente e também sempre estar preparada para lutar defendendo o exercício profissional dos advogados. Uma dessas atitudes que representam essa característica foi o papel fundamental que a OAB obteve no cenário do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, durante o ano de 1992. A atuação da ordem foi decisiva para que o impeachment acontecesse, pois foi atuante em protestos contra o abuso em relação ao abuso da utilização das medidas provisórias, assim como em toda a situação que era caracterizada pela falta extrema de ética, tanto em relação às eleições quanto em relação à própria política que era exercida.

OAB – Rio de Janeiro – Exame da Ordem

Antigamente, a OAB do Rio de Janeiro tinha pela frente um grande desafio – que era elaborar um exame que pudesse abarcar todo o estado. Hoje em dia, tudo está muito mais fácil, pois os profissionais de Direito são submetidos à mesma prova.

Realizado três vezes por ano, como em outras regiões, a OAB do Rio de Janeiro obedece aos prazos de inscrições estabelecidos pela Ordem Nacional dos Advogados. Para aqueles que desejam mais informações, basta acessar o site da OAB do Rio de Janeiro e ficar por dentro das últimas notícias sobre a Ordem.

Fotos

OAB RJ - Exame da OrdemOAB RJ - Exame da Ordem
Exame da OrdemExame da Ordem
Ordem dos Advogados do BrasilOrdem dos Advogados do Brasil

Pesquisar
Artigos Relacionados