OAB DF 2014

links patrocinados

OAB DF 2014

A Ordem dos Advogados do Brasil, conhecida pela sigla OAB, é o principal órgão brasileiro para representar a classe jurídica que atua na advocacia. Embora a OAB tenha sido idealizada ainda no século XIX, suas atividades só tiveram início a partir de 1930. Hoje, a OAB está presente em todos os estados do país, além do Distrito Federal. Antes, a instituição se organizava como uma autarquia federal. Atualmente, a OAB é considerada um serviço público independente. Esta mudança administrativa fez com que a OAB deixasse de ter vínculos com o Governo Federal, passando a atuar de maneira autônoma, com fins lucrativos e imunidade tributária.

Serviços da OAB

OAB DF 2014 OAB DF 2013

OAB centraliza todos os serviços relacionados ao exercício regular da advocacia no Brasil. A instituição é, por exemplo, uma das maiores fontes de consultas processuais, além de também oferecer simpósios, congressos e outro eventos para seus associados, incluindo cursos de pós-graduação em áreas específicas do Direito, como Direito do Consumidor, Direito Desportivo e outros.

Contudo, nenhuma das atribuições da OAB é mais conhecida do que o Exame da Ordem, prova obrigatória que precisa ser realizada por todos aqueles que se formaram em Direito e desejam exercer a advocacia, ou outras áreas da profissão. Atualmente, o Exame da Ordem acontece duas vezes por ano, tendo mais de 100 mil inscritos em cada edição. A quantidade de aprovados no Exame da Ordem varia bastante, mas raramente supera a casa dos 25%.

Confira OAB DF 2014

Como a OAB se organiza

Para dar conta de uma amplitude tão grande de serviços, a OAB se descentraliza em alguns órgãos menores. Ao todo, são quatro divisões principais do órgão: Caixas de Assistência dos Advogados, Subseções, Conselhos Seccionais e Conselho Federal. A sede do Conselho Federal se localiza em Brasília. Este é o órgão máximo da OAB, onde se realizam as deliberações superiores em relação à advocacia no país.

Já os conselhos seccionais são responsáveis determinadas regiões, onde precisam fiscalizar o cumprimento das normas que regem a profissão no Brasil. Para isso, os conselhos seccionais são auxiliados pelas subseções.

Como mencionamos acima, a OAB do Distrito Federal é o órgão máximo da entidade no Brasil. Em 2014, o órgão continuará a realizar suas principais atribuições, que refletem em todo o território nacional.

OAB DF 2013

Serviços da OAB DF

Para quem atua com advocacia no Distrito Federal, é de responsabilidade da OAB DF o recolhimento das anuidades de seus filiados. Quem se filia à OAB DF pode aproveitar uma série de benefícios, como consulta online a acervos jurídicos, certificações digitais, linhas de crédito e muitas outras vantagens, que podem todas ser consultadas no site oficial do órgão.

OAB DF 2014 - confira

Mais informações

No site da OAB DF, os advogados que atuam no Distrito Federal também podem ter acesso a informações locais, como a tabela de honorários, valores de anuidade e muito mais. Quem é filiado à OAB DF também pode atualizar seus dados cadastrais, caso tenha ocorrido alguma mudança em 2013. Quem concluiu recentemente o curso de Direito também pode acessar, através do site da OAB DF, os próximos editais para o Exame da Ordem.

Pesquisar