O que são Crimes de Guerra

links patrocinados

O que são Crimes de Guerra

O conflito entre Israel e Palestina na faixa de Gaza reacende um questionamento que até mesmo deu origem a um famoso ditado popular, mas realmente vale tudo em uma guerra? Trocando acusações entre si, confira o que são crimes de guerra e como uma nação pode ser condenada por isso.

O que pode ser chamado de crime de guerra

“Vale tudo no amor e na guerra”, só que não. As pessoas que querem saber o que são crimes de guerra já devem ter em sua mente que quando dois ou mais países entram em um conflito militar, isso acaba se tornando um problema muito delicado a ser tratado por organizações e também por outras nações que procuram a diplomacia e a paz.

O que são Crimes de Guerra Saiba O que são Crimes de Guerra

Mas o que são crimes de guerra? São chamados de crimes de guerra os atos contra pessoas civis e locais que não estão armados ou fazendo parte do conflito, ou seja, qualquer tipo de ataque violento a áreas não militares. Pode ser caracterizado também como genocídio Há, por exemplo, uma discussão se Palestina e Israel estariam cometendo esse tipo de violação, já que a Faixa de Gaza é o local onde habitam milhares de famílias.

Conheça O que são Crimes de Guerra

O que são Crimes de Guerra: quais são as convenções que tratam do assunto

Existem algumas cartas e tratados que podem configurar o que são crimes de guerra, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas não somente ela, já que um conflito armado sempre acaba ferindo pessoas inocentes que vivem nessas regiões. Há também algumas convenções feitas em forma de acordos internacionais em que vários países assinam e concordam com os seus termos.

O problema ocorre quando uma nação não respeita esse acordo ou mesmo quando ela não faz parte da convenção, como a Convenção de Genebra sobre armas e sobre os combates de guerra. Entretanto, como cada local possui suas próprias leis, fazer um acordo mundial sobre o que são crimes de guerra e sua punição para infrações é muito complicado.

Crimes de Guerra

Como o assunto é tratado no Brasil

Poucas pessoas sabem, mas o Brasil é um país onde a legislação se aceita a pena de morte, mas com exclusividade em tempos de guerra. Assim, saber o que são crimes de guerra é importante para entender em quais ocasiões esse tipo de pena pode ser aplicada em nosso país, já que a mesma não ocorre para violações comuns desde o ano de 1856. De acordo com as convenções internacionais, esse tipo de pena de morte é considerado aceitável em tempos de guerra.

O que são Crimes de Guerra - saiba mais

O que são Crimes de Guerra: situações

Depois de saber o que são crimes de guerra, vale lembrar algumas situações onde algum Estado foi acusado de cometer esse tipo de violação. Podem ser considerados crimes de guerra o que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial com o extermínio de judeus, o massacre de tibetanos desde 1950 pela China e o genocídio de Ruanda, de 1994. O que são crimes de guerra podem ser punidos pela Corte Penal Internacional.

Pesquisar
Artigos Relacionados