O que é straight edge

links patrocinados

O que é straight edge

A contracultura (entendida como a contestação a tudo o que está estabelecido) engloba centenas de movimentos, filosofias e ideais. Na década de 1980, começou a surgir um subgrupo na cultura punk e hardcore, conhecido como straight edge (em tradução livre, algo como “caminho reto”). Este grupo tem como principal característico o respeito pelo corpo e pela vida, o que é materializado na abstinência completa a álcool, drogas e tabaco.

O movimento straight edge não possui uma unidade intelectual. Entretanto, a grande maioria de seus adeptos é defensora de posições como o veganismo (ausência de consumo de qualquer produto de origem animal), anarquismo, ecologia e sustentabilidade.

Relação do straight edge com a música

O que é straight edge O que é straight edge - saiba mais

Embora o movimento straight edge tenha sido difundido principalmente pelo grupo norte-americano de hardcore Minor Threat, não há uma relação obrigatória entre gêneros musicais e o movimento. Contudo, é muito comum que os straight edges ouçam bandas que se identificam com seus ideais, como Bold, Minor Threat, Teen Idles, Youth of Today, Gorilla Biscuits, Rise Against e uma série de outras.

Confira O que é straight edge

Características do movimento straight edge

O movimento straight edge, geralmente conhecido pela sigla SxE, recebe diversas denominações para caracterizá-lo, como modo de vida, filosofia, forma de resistência etc. O movimento teve origem como um subgrupo da cultura punk, entre jovens que não viam sentido na utilização de drogas e álcool para se divertirem.

Em termos ideológicos, os straight edges costumam acreditam que a utilização destas substâncias é uma maneira de se “anestesiar” perante a realidade, ou seja, as drogas e o álcool seriam elementos que auxiliariam na alienação política e social. Outros, mais despolitizados, simplesmente defendem a ideia como uma maneira de proteger a mente e o corpo. Em relação à espiritualidade, uma parcela considerável dos straight edges é ateia, embora alguns sejam adeptos de religiões orientais, como o budismo.

straight edge

O “X”

A adição do “X” na sigla SxE teve uma origem curiosa: na década de 1980, muitos jovens não podiam acompanhar shows de suas bandas preferidas porque os bares impediam a entrada de menores de 21 anos. Em San Francisco, para permitir o acesso deste público mais jovem aos shows, um dono de bar resolveu marcar um “X” na mão dos menores de 21 anos, para que eles não pudessem comprar bebidas no estabelecimento.

Com o passar do tempo, os jovens adeptos do movimento straight edge passaram a adotar o X de maneira permanente, mesmo quando completavam os 21 anos de idade. Desta forma, a letra passou a integrar a sigla do movimento.

O que é straight edge - saiba mais

No Brasil

A primeira referência ao movimento straight edge no Brasil apareceu no encarte da coletânea punk Grito Suburbano, quando Fábio Sampaio, vocalista da banda Olho Seco, apareceu em uma foto com um X marcado na mão.

Por aqui, poucas bandas são assumidamente straight edge. Uma das principais é a One Day Kills, composta apenas por mulheres. Além de festivais próprios, o movimento straight edge também realiza outros eventos, como a Verdurada, em São Paulo, realizada todos os anos.

Pesquisar
Artigos Relacionados