O que é Preciso para tirar Carteira de Trabalho

O que é Preciso para tirar Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento totalmente obrigatório (desde 1934) para quem vai prestar qualquer tipo de serviço profissional no país, seja no setor da indústria, agricultura, comércio, de natureza doméstica ou na pecuária. Nela, estão dados que comprovam a vida funcional de cada trabalhador. Além disso, a carteira de trabalho garante o acesso aos direitos trabalhistas de cada cidadão, como benefícios da Previdência Social, Seguro desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, conhecido como FGTS.
Desde o ano de 2008, a carteira de trabalho é emitida através de um sistema totalmente informatizado, que agrupa todos os dados de trabalhadores do Brasil. A nova carteira de trabalho é feita com papel de segurança, o que inviabiliza a falsificação do documento e torna o documento mais resistente que o anterior.

Quando ela pode ser feita

O que é Preciso para tirar Carteira de Trabalho O que é Preciso para tirar Carteira de Trabalho - saiba mais

Emissão da carteira de trabalho pode ser feita ao completar 14 anos. Mas vale ressaltar que a contratação de menores, com idades entre 14 e 16 anos, é de total responsabilidade do empregador, e que o menos só poderá ser contratado como menor aprendiz.
Não há nenhuma cobrança para que você possa emitir a sua Carteira de Trabalho e ela pode ser solicitada no Poupatempo mais próximo da sua residência.

Saiba O que é Preciso para tirar Carteira de Trabalho

O que é preciso para tirar a carteira de trabalho

Para emitir a primeira via da carteira de trabalho você vai precisar de um comprovante de residência, CPF e Carteira de identidade (podem ser cópias autenticadas), duas fotos 3×4 com fundo braço e recente, certidão de nascimento, certidão de casamento ou de qualquer outro documento que comprove as informações do interessado. Já para homens é exigido a apresentação do certificado de reservista, carta patente, certificado de dispensa da incorporação, carteira de identidade militar.

O que é Preciso para tirar Carteira de Trabalho - confira

Confira mais

Na expedição da primeira via da Carteira de Trabalho e Previdência Social você será cadastrado no PIS/PASEP.
Agora, se você deseja tirar a segunda via da carteira de trabalho será necessário apresentar um comprovante de residência, duas fotos 3×4 com fundo braço e recente e documentos que comprove a qualificação civil.
A responsável pela emissão das carteiras de trabalho são as Delegacias de Trabalho, o Ministério do Trabalho e os Pontos de Atendimento ao Trabalhador.

Conheça O que é Preciso para tirar Carteira de Trabalho

Importância da Carteira de Trabalho

O objetivo principal da carteira de trabalho é registrar todos os vínculos empregatícios de cada cidadão, registrando também os salários, os antigos empregos, o CNPJ da empresa, a data da admissão e de desligamento da empresa, a jornada de trabalho, etc.

É com a carteira de trabalho, que cada funcionário mantém todos os seus direitos, como o direito à férias, seguro desemprego, décimo terceiro, licença saúde, FGTS, aposentadoria, entre muitos outros. Só com o registro na carteira, você garante os seus direitos.

Acesse agora mesmo o site do Poupatempo e veja qual a unidade mais próxima de você e solicite a emissão de sua carteira de trabalho. Se preferir, vá até um Ponto de Atendimento ao Trabalhador e solicite sua carteira de trabalho.

GD Star Rating
a WordPress rating system
O que é Preciso para tirar Carteira de Trabalho, Nota: 4.5 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados